A aparência e o comportamento do colaborador são valorizados por qualquer empresa. Afinal, é ele quem representa e reflete a imagem corporativa da organização para clientes e sociedade. Na entrevista, esse aspecto é ainda mais relevante, pois diz muito sobre o candidato em potencial.
Segundo a influenciadora digital e consultora de imagem, Jhanne Pires, para esse momento é hora de fazer as escolhas certas e não vacilar. “O visual deve estar coerente com o seus objetivos, currículo, conhecimento, habilidades, identidade do escritório e ambiente profissional”, pontua.
Por isso, para a participação em processos seletivos, é necessário se atentar a três elementos essenciais. Lembre-se: eles contam muitos pontos na avaliação para ser contratado.
1. Coerência: a mensagem a ser passada é de uma pessoa honesta com suas crenças e pensamentos.
2. Consistência: a presença precisa passar credibilidade. As roupas não serão o truque, é preciso haver uma harmonia com o seu comportamento.
3. Clareza: a apresentação deve estabelecer uma comunicação transparente sobre quem você é, seu estilo e gostos.
Larissa Ferreira é estudante de desenvolvimento de sistemas no Colégio Técnico de Campinas. Antes de uma dinâmica, ela prefere fazer uma pesquisa em sites e redes sociais da empresa para entender sobre o negócio. Assim, procura uma vestimenta compatível para ir até o local. “Isso me deixa mais segura de saber com quem estou conversando e qual universo estou tenho a oportunidade de conhecer”.
O importante é você se sentir bem e confortável, pois se trata de um importante evento. Portanto, não tente aparentar uma versão falsa de si mesmo. Seja verdadeiro e autêntico com seus ideais. Boa sorte!