As confraternizações de fim de ano são vistas, de maneira geral, como momentos de alegria e união. Entretanto, para quem é tímido, o período pode se tornar um verdadeiro incômodo. Afinal, esse momento pode exigir de você a capacidade de interagir com grandes grupos de pessoas ou até mesmo realizar discursos.
Nos dois principais ambientes onde esse tipo de encontro acontece, o profissional e o pessoal, a expectativa é grande. Provavelmente, você terá de falar com seus chefes, sua família, contar algumas de suas conquistas, ou até mesmo apresentar resultados. Portanto, se preparar para isso é essencial para não ter nós na língua!
Para o especialista em comunicação verbal Reinaldo Passadori, quando utilizamos nossas capacidades de interagir e dialogar da maneira correta, obtemos grandes benefícios. “Ter a propriedade de falar para uma plateia é uma das vantagens. Porém, muitos não conseguem administrar o nervosismo, a respiração ou a organização de ideias. Como resultado, o medo raramente é superado”, explica.
Entretanto, o também CEO do Instituto Reinaldo Passadori exalta: “existem maneiras de aumentar a confiança diante dessa situação”. Pensando nisso, ele separou dicas cruciais para quem quer melhorar esse aspecto.
I. Acredite em você.
II. Conheça bem o assunto abordado.
III. Faça exercícios de respiração para relaxar.
IV. Mesmo se estiver tenso, procure ser firme.
V. Treine muito suas habilidades.
Yohanna Machado é estudante de engenharia química, em Campinas. Ela estagia na área e assume já ter se sentido envergonhada ao se comunicar. “Quando percebi esse medo, dei passos para melhorar. Comecei a ler livros e aumentar meu campo de conhecimento”, conta.
Sendo assim, procurar o conforto antes de iniciar uma conversação é essencial. Com isso, você garante mais domínio na fala e conquista todos ao seu redor. Um feliz ano novo para você! O Nube te deseja sucesso e prosperidade!