Os profissionais precisam fundamentalmente ter um rumo e uma visão de futuro para alcançar todos os resultados almejados. Tudo isso, para ganhar destaque e se tornarem únicos no mercado. Assim como qualquer empresa, cada indivíduo deve pensar estrategicamente!
Normalmente, o final e o início do ano são as épocas de fazer um balanço dos rendimentos da sua vida em vários âmbitos. No entanto, segundo Alexander Baer, palestrante e coach estratégico, nem sempre os mesmos são satisfatórios. O motivo: falta de planejamento. “Sem saber quais rumos tomar, muitos deixam o desenvolvimento e o crescimento de sua vida e carreira à mercê do destino e da empresa onde atua”.
Para Baer, nem todo mundo entende a importância de escolher seus objetivos ou, quando já os decretou, não sabe como concretizá-los. O ideal é pensar a curto, médio e longo prazo. “Quando você se programa, é possível contemplar o futuro e estar mais preparado para aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças do mercado”, afirma.
Como fazer? Segundo o especialista, há três passos essenciais para estar pronto para encarar os desafios:
1. Defina para onde deseja ir com base em seus valores e visão.
2. Analise a sua atual situação: onde está no mercado, talentos e pontos a melhorar.
3. Determinar as ações e mecanismos para aplicar seus ideias.
Apesar disso, muitos ainda têm dúvidas de como tirar do papel a sua meta. Para eles, Baer enfatiza a relevância de se organizar. “Ter um claro plano de ação te ajudará a saber quando, onde, por que e como fazer para alcançar o resultado”, finaliza.
Eliziane Silva é gerente de negócios da JPE Turismo, no Rio de Janeiro. Por meio de muita pesquisa, estudos e determinação de planos, montou o seu negócio. “Planejei minha trajetória e isso foi fundamental para fazer um empreendimento crescer, com mais duas sócias”, explica.
E você? Já pensou no assunto? Comece a pensar hoje sobre o amanhã. Boa sorte!