Muita gente precisa decidir ainda muito jovem qual curso superior fará. Dessa maneira, a seleção é feita sem muita noção de mercado e caminhos possíveis, podendo gerar uma falta de identificação com a profissão. Assim, o arrependimento pode chegar futuramente.
Segundo pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi, 59% dos estudantes do ensino médio já escolheram a ocupação. Contudo, destes, apenas 46% revelou ter mantido algum contato com a atividade decidida. O estudo revela ainda o desconhecimento dos estudantes sobre o mundo corporativo: 27% têm dúvidas sobre o assunto.
Para Mirele Dutra, coach no Rio de Janeiro (RJ), a busca por informações do setor é uma aliada. “Realize cursos de idiomas, participe de workshops e demais oportunidades de educação na área desejada. Assim, terá mais dados sobre aquela trajetória”. Também é válido utilizar sites de relacionamento especializados em conexões corporativas para conversar com quem já atua naquele ofício.
Para quem já está na graduação, também existem dúvidas quanto à pratica. Assim, o ato escolar educativo surge como a oportunidade perfeita para a experimentação da carreira. “Durante o estágio o estudante irá experienciar o cotidiano de uma empresa, desde seu ritmo de trabalho até à aplicação dos conhecimentos adquiridos na universidade”, recomenda a oceanógrafa Adriene Pereira, diretora executiva da consultoria Hidromares.
Conhecer a si mesmo impulsiona o desenvolvimento e vontade de ir além. Invista em você e não tenha medo de mudar de ideia!