A comunicação é uma das principais ferramentas do ser humano e, quando bem utilizada, pode trazer grandes benefícios. Ter a propriedade de se pronunciar para uma plateia é um deles. Porém, muitas pessoas não conseguem administrar o nervosismo ou a organização de ideias para esse momento!
Como resultado, segundo Reinaldo Passadori, especialista em comunicação verbal, o medo de se expressar em público raramente é superado. No entanto, existem maneiras de aumentar a confiança. “Falar de uma forma lógica e envolvente pode parecer difícil, mas, com o método certo, você pode aprimorar essas habilidades”, explica. Passadori separou seis dicas essenciais para vencer esse obstáculo:
1. Observe pessoas experientes: pesquise vídeos de quem é bom em oratória e analise a postura, linguagem corporal e tempo de fala.
2. Tenha domínio sobre o assunto: procure manter pensamentos positivos e foco, para passar transparência aos ouvintes. As pessoas estão ali para saber mais sobre o seu tema e para ouvir a sua experiência. Confie em si mesmo.
3. Saiba administrar o ritmo de sua fala: assuma o controle para não extrapolar. Adote uma linguagem clara, opte por frases curtas e por uma fluidez mais suave, transmitindo credibilidade.
4. Aprenda a vencer o nervosismo: essa parece ser a parte mais complicada, mas a respiração e o modo com o qual você se prepara para a apresentação, antecipadamente são essenciais para obter êxito nessa tarefa.
5. Tenha um roteiro e ensaie: uma eficiente dica é gravar-se. Ao ver e ouvir a si mesmo, você terá noção de sua performance. Outra opção é se apresentar para conhecidos e pedir por críticas construtivas. Isso aumentará a sua segurança.
6. Invista na conclusão do discurso: a primeira impressão é fundamental, mas a final também é. Acredite: o seu desfecho será até mais forte. Proponha uma reflexão, agradeça e procure manter uma expressão agradável.
Para quem está iniciando a carreira, saber se articular pode ser um diferencial. Para a estudante de psicologia, Amanda Monteiro, do Centro Universitário Uniabeu (Associação Brasileira de Ensino Universitário), essa questão foi determinante para conquistar sua colocação. “Tenho facilidade e isso me permitiu ter desenvoltura nos processos seletivos e também nas apresentações de projetos da faculdade. Contribui para o meu desenvolvimento”, conta.
E você? Como faz para se manifestar para as pessoas? Compartilhe sua opinião em nossas redes sociais e boa sorte!