Dominar com propriedade o modo com o qual você se posiciona no mercado de trabalho pode atrair a atenção de muitos selecionadores. Portanto, se atentar à sua comunicação e aos seus discursos, é uma excelente estratégia para conquistar uma vaga de estágio ou aprendizagem.
Para a coach de carreira Raqueline Benchimol, do Rio de Janeiro, quem possui maiores capacidades de persuasão também amplia suas oportunidades de destaque. “Pessoas influenciadoras nos fazem pensar, nos desafiar. Além disso, se elas são congruentes com suas crenças e ações, passam confiança e credibilidade”, expõe.
Por isso, a especialista ressalta a importância de buscar o equilíbrio. “Ser convincente na dose certa é o ideal e, para isso, é preciso desenvolver a escuta na essência. Seres humanos falam além da linguagem das palavras”, explica. Para ela, antes de vender uma imagem ou ideia, é preciso saber a “dor” do seu público e identificar suas necessidades.
Ana Clara Bataglioli atua como estagiária de RH em Campinas. Para ela, não é essencial apenas saber debater, expor opiniões, como também ouvir é sempre fundamental no ambiente corporativo. “Muitas vezes, quando mostramos nosso ponto de vista, podemos contribuir para o aprimoramento de uma questão”, aponta.
Em suas experiências, a universitária conta sobre o impacto positivo de respeitar os outros, principalmente nesse momento de sua carreira. “As pessoas sempre têm algo a acrescentar, principalmente quem é novo ou entrou há pouco tempo, pois não vêem situações com o olhar ‘viciado’ de quem já está na empresa”, acredita.
Portanto, para a estudante, esse quesito também está relacionado com o nível de engajamento aplicado às suas delegações cotidianas. “Ser compreensivo, muitas vezes, é fator de comprometimento no trabalho. Ou seja, muito importante”, conclui.
Sendo assim, se atentar aos aspectos voltados à maneira como você dialoga pode garantir maiores e melhores colocações em sua trajetória. O Nube acredita em seu potencial!