As festas de fim de ano são momentos especiais para muitas pessoas. Nessas datas, marcadas pela união e celebração, uma coisa não pode ser deixada de lado: as despesas. Embora seja um assunto desanimador para muitos, tentar segurar seus gastos para não começar 2019 endividado pode ser uma boa estratégia.
Para Vivian Wolff, coach de vida, o preparo para dezembro e janeiro pode começar dentro de seu lar. “Na sua casa, por exemplo, você pode fazer um bom dinheiro: vender móveis, roupas ou qualquer objeto não usado e em bom estado. Para isso, opções não faltam: há desde os brechós, até os sites de compra e venda – nos mais conhecidos, a procura é grande e os negócios são rápidos”, explica.
Além disso, para a especialista, o fundamental mesmo é recorrer ao planejamento. “Faça as contas de quanto costuma gastar nas férias e divida o valor total por 11. Esse é o número de meses para economizar e chegar ao 12º com tudo garantido”, estimula Vivian. Ela ainda ressalta: essa pode não ser uma tarefa fácil. Exige tempo e disciplina, dois conceitos aplicados não só ao monetário, como também a todas as esferas de sua vida”, conclui
Vinicius Cavazani está bem preparado: ele atuou como diretor financeiro da Atlética de sua faculdade. “Durante esse tempo, conheci mais sobre o universo das finanças. Fiz cursos e li muitos livros a respeito”, conta. O estudante de direito, de Campinas, explica como esse aprendizado o ajudou. “Quando entrei no estágio, meus planos já estavam feitos e prontos para serem aplicados”, diz.
Mesmo se você não se programou por onze meses, procurar soluções para não sair gastando é primordial. Afinal, quem quer começar um novo ano com o saldo negativo no banco, não é mesmo? O Nube te deseja boa sorte!