Você provavelmente já ouviu falar do famoso “networking”, certo? Mesmo sendo frequente o uso do termo, muitos ainda não compreendem o significado da palavra e nem sua utilidade no mundo dos negócios. Portanto, para entender como aplicar essa técnica em sua carreira, é preciso ter alguns conceitos em mente.
Primeiramente, é necessário entender: a origem vem do inglês “net” (rede) e “working” (trabalhando). Quando se sabe disso, fica mais fácil aplicar essa ideia em sua trajetória. Afinal, estimular, ampliar e fortalecer suas interações é primordial, principalmente com profissionais da sua área de formação.
Tânia Ludovico é executiva de RH na Innovativa - Executivos Associados. A especialista explica: “esse recurso funciona como um sistema de suporte para se exercitar a troca de informações, conteúdos e até serviços entre grupos com interesses em comum”.
De acordo com a profissional, quando existe reciprocidade nesse compartilhamento, o benefício é mútuo. “É importante ressaltar: não se trata apenas de conseguir novos contatos, mas também manter os já realizados. Nesse sentido, vale mais a qualidade em relação à quantidade”, expõe.
Na era das mídias sociais, a prática ganhou mais agilidade e relevância, segundo Tânia. “Esse fenômeno também revolucionou o contexto atual do mercado de trabalho. Não existem mais barreiras para se comunicar e chegar até as pessoas ou empresas”, constata.
Entretanto, ela ressalta: “não é recomendável entrar no LinkedIn ou no Facebook, convidar e adicionar todo mundo. Para gerenciar uma boa rede, não basta apenas elevar o número de pessoas envolvidas. A equação de sucesso é cultivar conexões genuínas. Concentre-se em escutar e focar sua atenção em pessoas com potencial de relacionamento futuro” indica.
Gabriela Silva cursa psicologia no Centro Universitário de Jaguariúna - UniFAJ, na região metropolitana de Campinas. Com suas vivências estagiando, ela conta: “tive a chance de interagir com profissionais da minha área. Com alguns, houve acolhimento e com outros, não”.
Porém, a universitária busca aproveitar esse momento para aprender o máximo possível. “Toda experiência é válida. Descobri, por exemplo, quem eu não quero ser, além de entender quais caminhos buscarei para ser uma psicóloga de qualidade”, finaliza a estudante.
Portanto, promova um diálogo produtivo com quem pode acrescentar cada vez mais conhecimento a sua trajetória. O Nube te deseja sucesso!