Usar o WhatsApp, ler e-mails, cuidar dos filhos, ver TV e fazer um relatório, tudo ao mesmo tempo. Ser multitarefa é um comportamento muito comum nos dias de hoje, sendo facilmente identificado não só nas relações profissionais, mas também nas pessoais.
Segundo Fagner Borges, autor do livro “A Jornada da Liberdade”, podemos adotar esse costume sim, porém, nosso cérebro funciona por compartimentos, agrupando nossas atividades para executá-las. “Assim, não conseguimos armazenar duas informações completamente diferentes simultaneamente. Para trocar o conjunto de dados, guardamos em uma caixa e abrimos outra”, conta.
Portanto, quando você toma essa atitude, provavelmente, a produtividade será afetada. A gestora, Rose Nogueira, de São José dos Campos, já se deparou com o problema de sofrer com o acúmulo de tarefas e enxerga boas mudanças ao aderir um novo modelo de trabalho. “Com organização, foco em questões importantes e não deixo ninguém sobrecarregado, faço a divisão”, afirma. Para ela, essa é a maneira mais eficaz para entregar melhores resultados.
Para mudar esse hábito, Borges listou quatro passos:
1. Faça uma coisa de cada vez: se você começa algo e para, seu dia não rende. Comece e termine uma função antes de ir para outra. Vale desativar notificações de aplicativos e e-mails, para melhorar a concentração.
2. Trabalhe em ciclos: assuma uma rotina com intervalos para cada ação. O tempo exato, na realidade, você decide, mas o importante é ter a noção do descanso, da frequência de trabalho e da recompensa.
3. Faça sua própria agenda: tenha planejamento e identifique urgências. Isso evita o estresse por atrasos e possibilita lidar melhor com situações conflitantes. Assim, você sabe o quanto de energia irá depositar em cada afazer.
4. Programe respostas automáticas: deixe mensagens informando a ocasião. Lembre- se de avisar: você retornará quando o problema for solucionado e seu telefone está disponível para ligações urgentes.
E você? Como tem administrado o seu tempo e realizado suas funções? Ter a capacidade de organização é peça-chave para se destacar no mercado. Boa sorte!