Sua empresa é boa para os trabalhadores? Segundo pesquisa da revista Exame, a alta rotatividade no quadro de pessoal ocorre em 82% das companhias. As razões para os empregadores não conseguirem reter talentos vão desde relações muito engessadas até a falta de clareza sobre a missão do negócio. Como mudar isso?
De acordo com estudo divulgado no portal G1, no Brasil, as cinco principais causas para alguém deixar o emprego, são:
1. Excesso de hierarquia.
2. Acúmulo de trabalho.
3. Ausência de reconhecimento.
4. Estagnação.
5. Visões vagas sobre os valores institucionais.
Rosamaria Ocanha, analista de recrutamento e seleção na Beblue, em Ribeirão Preto (SP), atesta os resultados. “Os motivos de turnover podem variar conforme o segmento. Porém, alguns fatores têm maior frequência. Por parte do colaborador: inexistência de plano de carreira, sentimento de pertencimento a equipe e sentir-se valorizado, má gestão e carência de tática”, explica. Já por iniciativa do empreendimento, estão a baixa produtividade, conflitos internos, problemas de relacionamento e dificuldades financeiras.
Para a estagiária Carolina Mamud, é imprescindível ter apreço pelas pessoas. “O tipo de entidade ideal a se atuar é aquela na qual o CEO considera os funcionários, onde há organização e um ambiente descontraído”, opina a jovem. Portanto, empresários inteligentes devem se atentar a fim de cultivar bons profissionais.
A especialista recomenda a construção do trajeto para subir de cargo, auxílio no desenvolvimento contínuo, além de atividades motivadoras em grupo, treinamento para a liderança, bem como feedbacks periódicos. “Vale buscar o equilíbrio e enaltecimento de todos, evitando sobrecarga de atividades a uns e tempo ocioso a outros”, recomenda Rosamaria.
Outras dicas são oferecer salários e benefícios compatíveis com o mercado, criar estratégias para manter um clima harmônico, fazer campanhas de incentivo, abonar e estimar os talentos, bem como propor desafios.
Cuide do time e retenha os melhores peritos em sua empresa!