Você já pensou em deixar a empresa onde atua? Segundo estudo da CEB, consultoria de negócios e pesquisas, do grupo Gartner, e publicada na "Harvard Business Review", na maioria dos casos, o pedido de demissão é precipitado. A falta de chance de crescimento na corporação e o não reconhecimento de superiores, segundo a pesquisa, são os motivos mais comuns para essa escolha.
Para Uranio Bonoldi, consultor e palestrante, além dessas razões, existem momentos os quais começamos a perder a capacidade de lidar com certas situações, por se instaurar um ambiente tóxico. “Isso é facilmente identificado quando não conseguimos ter um grau de confiança suficiente para continuar exercendo a nossa função em um determinado local”, explica.
Muitas vezes, essa questão está relacionada com o trabalho em equipe. “Um clima desagradável e um time desunido me faria deixar o meu estágio”, conta Carolina Monteiro, estudante de ciências contábeis da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro. Para a jovem, esse fator é vital para o desenvolvimento da organização e também para o seu próprio. Portanto, ficar estressada e acabar prejudicada são motivos suficientes para repensar sobre sua posição.
Quando isso acontece é preciso promover uma verdadeira mudança e levantar algumas alternativas. “Abrir um negócio, trocar de carreira ou procurar um outro empreendimento? Pode ser uma série de oportunidades diante de você”, completa Bonoldi. Para isso, é necessário escolher uma dessas opções de forma racional e para te ajudar o especialista separou três passos para serem tomados:
1. Tenha uma reserva financeira: essa medida garante a tranquilidade para se arriscar em algo novo.
2. Procure por quem já passou por essa realidade: converse bastante, isso vai te ajudar a esclarecer várias dúvidas, além de fortalecer o networking.
3. Não desista, persevere: tenha um pouco de paciência e siga em frente com o seu objetivo.
Lembre-se: as escolhas estão no plano das opções e nada acontece! A decisão está no campo da atitude, da ação! Conte sempre com o Nube!