Hoje, muito se fala em inteligência emocional. Já ouviu a respeito? Se não, atualize-se, pois segundo pesquisa da Six Seconds, 54% dos fatores de sucesso de uma pessoa são previstos por esse motivo. De forma resumida, é a habilidade de integrar pensamentos com emoções, a fim de otimizar a aptidão de decidir. Porém, como saber se você possui a competência? Explicamos nesta matéria.
De acordo com a coach Dilza Taranto, do Rio de Janeiro (RJ), essa individualidade significa o quão bem conduzimos nossa vida e relacionamentos. Quem apresenta esse atributo é profissionalmente mais próspero e feliz. “O ambiente corporativo é, por natureza, propenso a mudanças e imprevistos. Isso pode gerar desânimo, tristeza, descontentamento, entre outras emoções não desejadas”, elucida a especialista. O assunto pode ser resumido em quatro capacidades:
1. Administrar seus sentimentos e usá-los a seu favor;
2. Compreender as sensações dos outros;
3. Construir conexões saudáveis;
4. Fazer escolhas lúcidas.
Logo, essa característica demonstra o quanto temos controle próprio e revela nossa autoconsciência. Por isso, a estagiária, Leila Honorato, procura se aprimorar nesse sentido. “Consigo em grande parte das vezes captar as impressões alheias, enxergar como o outro vê e se sente”, afirma. Na visão da jovem, essa atitude contribui para um local de trabalho agradável.
A fim de potencializar esse aspecto, é necessário ter boa dose de dedicação, esforço e disciplina. “Destaco a observação e análise do comportamento, o domínio das emoções, aprender a trabalhar com perturbações negativas e aumentar a autoconfiança. Além de lidar com pressões, não ter medo de se expor, desenvolver a empatia, praticar a resiliência, formular uma resposta ao invés de simplesmente reagir e conhecer seus limites”, recomenda Dilza.
Lembre sempre de investir tempo em si mesmo. Assim, poderá examinar sua performance e encontrar internamente a coragem, o amor, o perdão e outras grandes qualidades, as quais o ajudarão a atingir seus objetivos.
O Nube deseja boa sorte!