Você tem amigos no trabalho? De acordo com uma pesquisa da Globoforce e MarketTools, 88% dos funcionários confiam em seus colegas e 61% contam com o apoio deles para superar períodos difíceis. Porém, essa parceria é sempre positiva no mundo corporativo? Saiba nesta matéria!
Para Leonardo de Oliveira, estudante do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, as amizades no espaço empresarial surgem naturalmente e são bem-vindas. “Se cada colaborador mantiver a lisura, essas conexões auxiliam a produtividade. Uma equipe amigável promoverá um ambiente mais tranquilo e saudável”, opina o jovem.
Segundo a analista de RH, Ana Paula Maximiano, a afinidade melhora a convivência. “Se há um vínculo de afeição verdadeira as pessoas sentem-se à vontade para exporem seus pontos de vista. Sem um bom relacionamento, muitas vezes, não há comunicação”, afirma a especialista. Porém, ter senso é a chave. “A dica é saber separar o profissional do pessoal. De vez em quando ocorrem divergências de opinião. Ou, em alguns momentos, alguém não está com um rendimento positivo e há o risco de deixar por isso mesmo porque ele é seu chegado e não quer magoá-lo”, explica.
É válido cultivar o diálogo. Afinal, as questões da produção não devem influenciar na estima. Além disso, o amigo real nos faz críticas construtivas. No trabalho, cada um responde por si e todos precisam estar alinhados com o objetivo da organização. Portanto, não peça para o colega encobrir seus erros nem tente fazer isso por eles. Ajude, mas de forma honesta e proveitosa.
Boa sorte!