Você sabe dar feedback para seus geridos? Segundo pesquisa realizada pela Insperiência, agência de educação corporativa, mais de 50% dos gestores não escolhe o jeito correto de executar a tarefa. Contudo, ouvir os pontos positivos e de melhoria é essencial para o colaborador trabalhar sua evolução profissional. Quer se aprofundar no tema? Então, leia esta matéria!
Na visão do estagiário Alberto Matos, o parecer é sinal de reconhecimento. “Todos cometemos erros e o objetivo é corrigir, não crucificar. Isso nos desafia a sempre aperfeiçoar o serviço”, opina. Entretanto, a cultura das devolutivas está repleta de mitos. De acordo com o estudo, 64% dos entrevistados prefere uma sala exclusiva para o diálogo. Porém, o ideal seria optar por um ambiente propício a uma conversa agradável. Dessa forma, o ato é encarado de maneira natural e o empregado se sente menos pressionado.
Outro desacerto praticado por 61% dos líderes é aplicar o procedimento apenas quando o funcionário apresenta uma conduta inadequada. “É importante haver uma certa frequência, não só para consertar falhas, mas também para estimular bons comportamentos dos membros do time”, afirma Thaís Riscifina, analista de RH na Ativa Eventos, em Ribeirão Preto (SP).
Além da regularidade, o segredo é dar alternativas para as posturas passíveis de aprimoramento. “Fornecer um retorno ao contratado não serve para puní-lo. Ele não deve acreditar na imutabilidade de sua atuação. Deve-se apontar uma solução para o defeito”, finaliza a especialista.
Veja as dicas de como ser bem-sucedido nessa missão:
1. Eleja um local favorável para a troca.
2. Mantenha uma periodicidade linear.
3. Nunca indique somente as faltas.
4. Desempenho excelente merece ser notado, então elogie!
5. Dê sugestões de como melhorar os maus hábitos
Gostou? Equipe eficiente precisa ser direcionada corretamente pelo gestor. Conte sempre com o Nube!