Você gosta da sua profissão? Enquanto 12,4 milhões continuam desempregados, 46% dos homens e 49% das mulheres com carteira assinada estão insatisfeitos com o trabalho. O dado da consultoria Elancers é preocupante e serve de alerta para quem almeja entrar no mercado. Quer saber mais sobre a importância de ter alguma conexão com o ofício? Então, leia esta matéria!
A amostragem de 2.290 entrevistados foi feita com diversas áreas, englobando desde juniores, com pagamento em torno de R$ 2 mil, até diretores, os quais recebem R$ 30 mil mensais. A principal queixa não é a remuneração, mas sim “reconhecimento” e “satisfação pessoal”. Esses dois itens, somados correspondem a mais de 67% dos anseios dos participantes, contra 12,3% de “salário ou benefícios”.
Na visão da educadora Fabiana Olivieri, a situação é alarmante, pois ter alegria faz toda a diferença. “Exerço minha função com prazer e, para mim, isso causa um impacto imediato no aprendizado”, opina. Ela é discente na Proordem, em Campinas (SP), e considera ter sido escolhida pelo cargo. “Tornei-me professora por acaso, aceitando um convite de palestra. Sou completamente apaixonada pela prática da missão”, conta.
Alguns têm a sorte de achar, mesmo sem procurar, o posto ideal. Contudo, o prudente é se conhecer e pesquisar uma atuação com a qual haja uma mínima similaridade de valores. Segundo Priscila Berti, analista de RH, a frustração de tanta gente com o emprego está relacionada aos objetivos não atingidos. “É vital traçar metas e verificar se com a vivência em questão alcançaremos esses alvos, lembrando de discernir se temos a capacitação profissional necessária”, explica.
De acordo com a especialista, é fundamental gostar do serviço para não ceder quando aparecerem desafios. Por isso, ela deixa dicas para a identificação de uma carreira com a qual tenha mais afinidade:
1. Descubra se suas habilidades pessoais estarão alinhadas com o caminho definido.
2. Converse com quem já atua naquele ramo, a fim de entender como é a realidade.
3. Apure se o retorno financeiro é suficiente para você.
Não desista de encontrar uma atividade agradável como fonte de renda. O mundo está cheio de possibilidades. Sucesso!