É muito ruim quando os outros duvidam da gente, certo? Por isso, perguntamos aos nossos leitores como eles fazem para ter credibilidade. Dos 50.279 respondentes, 58,52% afirmaram: “busco ser coerente com meu discurso e minhas ações”. Porém, como realizar isso de maneira prática no dia a dia? Esse atributo é relevante para o mundo corporativo? Saiba mais nesta matéria!
A opção “eu sempre honro com minhas promessas” ficou em segundo lugar na pesquisa, com 23,96% dos votos. É o caso de Marcelo Piccolo, auxiliar de promotoria. “Sou honesto e transparente com todos os meus stakeholders”, afirma. Na opinião dele, o atributo é essencial nos mais diversos tipos de relacionamento. “Com ele, a imagem do negócio se espalha e fica mais fácil para o empreendedor crescer”, disse.
De fato, ter caráter e passar confiança são aspectos preciosos. Segundo Eglei Simonassi, analista de RH em São Bernardo do Campo (SP), é fundamental transmitir verdade. “Ética, valores, educação… tudo isso está intrinsecamente ligado e o mercado de trabalho procura essas características nos profissionais. As pessoas são a empresa e vice-versa”, afirma. Para desenvolver o perfil, primeiro é preciso se conhecer. “Se as coisas na sua infância, com a sua família, foram funcionais e proporcionaram segurança e valores, aproveite isso a seu favor. Se não, você pode fazer o mesmo”, disse.
Vale a pena seguir algumas dicas, como sempre cumprir com sua palavra. Outra boa indicação é não encarnar um personagem, afinal, será difícil mantê-lo por muito tempo. Por fim, seja sempre fiel aos seus valores. “Qualquer um pode vir de uma família disfuncional ou funcional. As coisas aprendidas são importantes, mas o mais relevante é qual ação fará com o aprendido”, finaliza a especialista.
A credibilidade faz toda a diferença em sua reputação corporativa. Não hesite em ser criterioso com ela.