A cada dia, transformações revolucionam a forma de se comunicar e agir. Em meio a inovações tecnológicas e novas formas de ver o mundo, o mercado de trabalho também se torna um grande desafio. Se você coordena estagiários, aprendizes e efetivos, veja quais necessidades surgem na forma de se relacionar e engajar o time.
Uma pesquisa da Deloitte, publicada em junho, com mais de 10 mil pessoas em 36 países revelou o fato das gerações Millenium e Z - nascidos de 1980 a 2010 - sentirem-se despreparadas para as mudanças da Indústria 4.0. Em meio a tantas novidades, as companhias, em sua opinião, devem ajudá-los a desenvolverem as habilidades necessárias para o sucesso.
Outro ponto importante abordado pelos participantes é a busca por orientação muito mais ampla ao conhecimento técnico. Os profissionais buscam especialmente ajudar na construção de competências mais flexíveis, como confiança, características interpessoai e aptidão ética/ integridade.
No Brasil, empresas com cultura de startup já têm essa percepção e, com isso, se atualizaram para atrair e reter os talentos. A FCamara é um desses exemplos. Ela desenvolve entre seus colaboradores, de forma contínua, workshops, com o objetivo de criar uma rede de conhecimento compartilhada. "Além disso, também oferecemos para todos os funcionários com foco principal em liderança, filosofia e gestão, um ‘culture code’. Ele dá diretrizes modernas e liberais, inspiradas nas empresas do Vale do Silício, no qual incentivamos a auto responsabilização e execução de ideias”, explica Fábio Camara, CEO da corporação. O objetivo principal é treinar para formar equipes de sucesso.
Para o master coach em Campinas, Edson de Paula, o segredo é entender a relação das pessoas com a dinâmica no trabalho. “Inclua clareza de propósito, metas desafiadoras, porém realizáveis, dê feedbacks assertivos, tenha uma comunicação empática e, principalmente, aposte em um clima de confiança mútua, para conquistar um comportamento organizacional equilibrado e seguro”, incentiva.
Boa sorte!