Com a missão de entregar as atividades no estágio e ainda ter de estudar para provas, fica difícil manter a cabeça tranquila! Segundo a pesquisa da Associação Internacional do Controle de Estresse, o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse no trabalho. Três de cada dez pessoas ativas são acometidas pelo esgotamento profissional, causado pela pressão no ambiente laboral. Você é assim? Veja algumas dicas para relaxar!
De acordo com a sócia da Carevolution e coach de saúde e bem-estar, Sharon Feder, embora ficar tenso tenha se tornado um sentimento normal em nossa rotina, ele não deveria estar presente, pois prejudica o dia a dia. “Ele funciona como uma resposta a um evento de ameaça ou pressão. Esse tipo de processo só deveria ocorrer em casos necessários, porém, tem se tornado comum na vida das pessoas”, explica.
Por isso, é importante e necessário investir em melhor qualidade de vida, principalmente, no gerenciamento do estresse. Afinal, é extremamente viável adotar estratégias simples e eficientes para não interferir negativamente no cotidiano. Para, Ana Leticia Freitas, estagiária na Gerdau, no Rio de Janeiro, esse estado afeta não só o seu serviço, mas também o seu corpo.
“Fico menos motivada para exercer as tarefas do dia, perco minha concentração e tenho mais chances de errar, pois começo a ter dores de cabeça”, revela. Com o objetivo de reverter a situação, a estudante faz crossfit e toca violão, por exemplo. “Isso me acalma bastante e fico mais produtiva”. A partir desses casos frequentes, a especialista listou algumas dicas para você se tranquilizar e ter sucesso em suas atividades. Acompanhe!
1. Organização: o planejamento auxilia na sensação de controle e clareza de ideias. Administre seu dia, sua agenda, suas refeições, etc.
2. Tenha um plano B: imprevistos ocorrem sempre e para evitar a frustração, sempre pense em alternativas.
3. Suporte social: acione pessoas. Não se sobrecarregue sozinho. Amigos, colegas, parceiros, filhos, estão todos à disposição para ajudar!
4. Foque no presente: evite pensamentos sobre futuro e passado, eles apenas aumentam a ansiedade. Aprecie o hoje e agora.
5. Pratique atividade física: um exercício auxilia no relaxamento.
Além disso, para Sharon, a corporação também pode ajudar nesse processo, afinal, também é de interesse deles, pois a produtividade dos colaboradores está diretamente ligada ao bem-estar dos mesmos. Para isso, ela pontua algumas medidas a serem tomadas:
1. Flexibilidade: aceitar o home office como opção e ter horários flexíveis fazem os funcionários se sentirem menos pressionados.
2. Comunicação positiva: utilize sempre uma conversa apreciativa, evite críticas negativas e foque nas construtivas.
3. Atividades de qualidade de vida: implantar ações, como palestras e workshops, promovem o bem-estar no ambiente.
Todos passam por dias difíceis, mas a melhor saída é deixar o estresse de lado e focar em como você pode alcançar os seus objetivos. Acredite no seu talento e conte sempre com as dicas do Nube!