Se o seu sonho é conquistar uma vaga, ingressar em uma grande corporação e atingir o sucesso, saiba: você vai ter de passar pela entrevista. Para ter êxito, a solução mais viável é se preparar, mas como? O Nube te ajuda nessa questão. Então leia nossa matéria!
A melhor saída é ir ao local da dinâmica prevenido. No entanto, segundo Thayana Brider, coach, psicóloga e analista comportamental, da Smart Coaching, Rio de Janeiro, a preparação pode ser uma faca de dois gumes. “É importante experimentar se isso irá te ajudar ou se trará mais ansiedade”, explica.
Para isso, ela orienta a refletir sobre como atua diante de diversas situações e não pensar nos possíveis questionamentos, os quais poderão ser realizados. “Ao refletir sobre seus comportamentos perante a variadas questões, você poderá responder qualquer pergunta”, esclarece. Afinal, ter em mente respostas "padrão" não trará naturalidade e te deixará mais inseguro ao se deparar com uma indagação para qual não se preparou.
Esse é outro ponto em evidência. O nervosismo é observado, no entanto, não é fator determinante para a aprovação ou reprovação daquele candidato. “Ansiedade é natural, porém se você consegue manejar e participar das dinâmicas com desenvoltura, esse já será o seu diferencial. O importante é demonstrar seu talento”, pontua. Para isso, Thayana aconselha:
Pesquise: conheça a organização antes e verifique se ela tem a ver com você. Além disso, veja se ela poderia lhe ajudar em seus objetivos e desenvolvimento.
Não existe certo e errado: não pense se está fazendo o ‘correto’, afinal, ele não existe. Se procure em demonstrar o seu potencial e interesse.
Esteja 100% presente: não se boicote, fuga dos pensamentos negativos. Se você se preparou e criou um plano para esse momento, se concentre nisso.
Relaxe: respire inflando a barriga ao máximo e solte o ar devagar pela boca. Dessa maneira, você oxigena o cérebro e diminui o estresse e ansiedade.
Para Karime Sarrazin sua maior dificuldade foi o período antes do processo de seleção, mesmo treinando respostas, estudando a empresa e fazendo técnicas para diminuir o nervosismo. “As últimas horas antes da entrevista, meu coração quase saia pela boca”, conta. No entanto, posteriormente, a conversa fluiu e ela foi contratada, pois teve foco em seu objetivo. “Fui determinada e estava disposta a mostrar o melhor de mim”.
Portanto, acredite em seus sonhos e, principalmente, em sua capacidade. O sucesso está logo ali, basta ter atitude e ir atrás. Conte sempre com o Nube.