Com um mercado competitivo, ter destaque é fundamental. No entanto, optar por assumir diversas responsabilidades pode não ser uma boa saída. Afinal, sobrecarregar uma única pessoa com prazos e resultados, acaba prejudicando a saúde emocional e física. Saiba mais em nossa matéria!
Nesse contexto, muitos acabam desenvolvendo a síndrome de Burnout, conhecida como esgotamento profissional. Segundo pesquisa realizada pelo Isma, International Stress Management Association, 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem com esse distúrbio. Os principais sintomas são a sensação de exaustão e cansaço.
Segundo Marcelo Liutti, headhunter da Trend Recruitment, um ambiente de trabalho tóxico, com acúmulo de funções, excesso de carga horária e pouco tempo para realizar as atividades favorece a possibilidade de estimular a síndrome. “O melhor antídoto é uma comunicação clara e transparente com o líder. Ele precisa aliviar a tensão e demonstrar a importância em ter aquele profissional na organização”, explica.
Para Raquel Torres, estudante de gestão de Recursos Humanos, da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, estar nessa situação é algo negativo, pois impacta no seu rendimento, gera fadiga e desmotivação. Quando isso acontece é preocupante, pois os resultados não agradam. Para isso, ela optou pela organização. "É fundamental para manter a produtividade e qualidade no desempenho", conta.
Assim, para Liutti, a pessoa precisa treinar sua inteligência emocional para aguentar a pressão, sem deixar de comprometer sua saúde. “É preciso bom senso de todas as partes envolvidas a fim de evitar problemas mais graves. É um esforço conjunto entre o colaborador, o departamento de recursos humanos e os gestores da empresa”, indica. Para contornar isso, o especialista separou algumas dicas para quem passa por períodos de sobrecarga:
Organização: estabeleça agendas e defina prioridades junto à chefia para as tarefas serem cumpridas por ordem de importância.
Automatize: olhe com atenção para os processos e encontre padrões em determinadas tarefas. Busque automatizá-los para ganhar tempo.
Estabeleça tempo para cada tarefa: defina horários para cada função e se comprometa a cumprir o acordo. Há tempo para trabalhar e também para se divertir.
Exercite-se: a prática de atividades físicas auxilia no alívio das tensões. Escolha uma do seu agrado e pratique com frequência.
Incentive happy hours: procure ter momentos de descontração. Almoços em um ambiente amistoso certamente favorecem a dedicação e foco nos resultados.
Comemore: celebrar as pequenas e as grandes conquistas do grupo é fundamental! Isso ajuda a fortalecer os laços.
Aprenda a dizer não: se você ainda se sentir pressionado, talvez seja a hora de estabelecer o seu limite. Dizer não ao outro pode ser um grande sim a nós mesmos.
Seu bem-estar deve vir sempre em primeiro lugar. Portanto, encontre alternativas a partir disso para crescer na carreira e ter um futuro promissor! O Nube acredita no seu talento!