Com as diversas transformações no mundo dos negócios, a força propulsora do sucesso de uma empresa é o trabalho coletivo e comprometimento individual. Portanto, a figura do líder e sua relação com a equipe é fundamental nesse processo. Conheça alguns desafios dessa posição!
Essa figura é a responsável para um time se desenvolver e alcançar a alta performance. Para isso, é necessário motivação. Segundo Adriane Yared, training e mentora da AY Coaching, de Campinas, o papel do gestor está na humanização. “Se trata de manter o foco nas pessoas e não em processos”, esclarece. Assim,o principal contratempo dessa nova geração está justamente nisso.
“Entender o ser humano é um ponto crucial. É preciso, inspirar e tirar o melhor de cada um”, explica a especialista. Além disso, deve-se respeitar as individualidades e alinhá-las aos valores da organização. Quando isso não ocorre, inúmeros conflitos podem surgir e há prejuízos no rendimento do grupo.
Com isso, o segredo está em uma comunicação eficaz e feedback recíproco. O superior deve conversar o tempo todo com o colaborador, apontando pontos positivos e de melhorias e buscando soluções para os problemas. “Com base nessa interação, ambos desenvolvem e potencializam suas competências técnicas e, principalmente, comportamentais”, enfatiza Adriane. Ou seja, ao investir nesse aspecto, o relacionamento será mais agradável e também promissor para atingir os resultados esperados.
Uma dificuldade enfrentado pela gestora, Sany Carvalho, do Rio de Janeiro, foi de lidar com a resistência ao assumir uma nova equipe. Contudo, ao longo do tempo, ganhou confiança dos colaboradores ao promover reuniões, escutar as opiniões e dar suporte necessário. “Nunca é fácil enfrentar desafios, mas eles são essenciais para o crescimento de todos”, revela.
E você? Com quais obstáculos costuma se deparar no seu dia a dia de gestão? Compartilhe as suas opiniões e experiências conosco. Conte sempre com o Nube!