Em meio à crise, muitos brasileiros vão em busca do sonho de abrir o próprio negócio como solução para dar a volta por cima. O segmento está tão aquecido no país, a ponto de gerar a expectativa, segundo estudo do Santander, do setor criar metade das vagas de trabalho neste ano. Ou seja, das duas milhões de oportunidades a serem abertas, um milhão será viabilizada por empregadores por conta própria e microempresas.
Para quem está trilhando o caminho de virar seu próprio chefe, separamos algumas dicas para passar pelas dificuldades e frustrações e superar cada etapa, chegando ao sucesso. Assim como aconteceu com André Castilho, de 33 anos, e um dos sócios da produtora La Casa de la Madre. "De 2000 a 2012 fui funcionário, trabalhei em grandes empresas e aprendi muito com bons e maus exemplos. Depois dessa experiência, decidi sair para ser fiel à minha verdade e fazer do meu jeito, junto com o meu sócio”, conta.
Ele abriu uma produtora de filmes, com a pretensão de fazer a diferença no mercado. "Ter uma organização não é fácil. No começo, ninguém te reconhece, você não ganha tapinha nas costas e ainda não tem salário no fim do mês", afirma. Segundo Castilho, o caminho exige um grande sacrifício, há dificuldades, frustrações e muita cobrança. “É preciso traçar um objetivo e manter o foco”, revela.
O especialista listou algumas dicas valiosas:
1. Defina o seu critério de sucesso: cada um tem um conceito. Imagine o seu: estar rico, fazer fotos "no filter" no Instagram, viajar de férias para Dubai.
2. Encontre seu propósito: para a atual geração não faz sentido montar uma corporação só para enriquecer, isso pode até ser fácil. O difícil é fazê-lo, sendo fiel ao seu objetivo e colocando a sua verdade.
3. Encontre a oportunidade: veja uma brecha, algo nunca ou pouco feito.
4. Encontre um parceiro para sonhar junto: quando você está mal o outro te levanta. Por outro lado, se você faz uma sociedade com a pessoa errada, ela pode te afundar. Cada um tem uma linha de pensamento, sua individualidade, mas dentro do negócio sempre cabem as duas ideias. Pensar a dois sempre agrega e é positivo.
5. Rabisque um pouco e "vá pras cabeças": estude, siga algumas regras, mas o importante é começar logo a colocar em prática. Desenvolva, teste, veja se funciona, se vale continuar ou matar o produto e partir para outro. Dentro da uma iniciativa, é possível ter muitas outras.
6. Lance seu site, seu Instagram e "pareça" uma companhia: crie um nome, tenha um endereço físico e abasteça sua rede social com várias fotos de serviços, para transmitir confiança, não parecer algo novo.
7. Sobreviva: Superar as dificuldades é fundamental. Quando você está afundando, com a "água no nariz", aparece uma solução e te salva. Contar com esse fator, resistindo bravamente, é essencial.
8. Contratou seu primeiro funcionário? Parabéns. Agora, você é o chefe: A partir de então, você será visto como o injusta, o qual não reconhece o valor dos funcionários. É preciso aprender a lidar com isso, porque fazer sua visão ser compreendida é extremamente difícil. Olhem para seus chefes com outros olhos, porque eles vão te ensinar muito.
Para quem busca capacitação, a AEC - Associação de Empreendedores de Campinas e Região oferece diversos treinamentos gratuitos. Para o dia 27 de junho está programada a palestra “Marketing Pessoal e Sorriso”. O intuito é falar sobre os benefícios do ato de sorrir para a vida pessoal e profissional e como pode mudar rumos. Os interessados podem se inscrever, bem como saber mais informações no link: http://www.ciespcampinas.org.br/site/agenda/palestras/2103/2018/06/marketing-pessoal-e-sorriso/.
Boa sorte!