Deixar sua equipe motivada é imprescindível em diversos fatores. É fato: quando há incentivo, os resultados são os significativos. Portanto, essa missão cabe ao gestor, é ele quem vai instruir o grupo da melhor forma possível. Contudo, essa tarefa não está apenas nas mãos dessa figura, mas também envolve todo o empreendimento.
Acontece com qualquer negócio. Quando a pessoa se sente inspirada, ela costuma ficar satisfeita com o local e, consequentemente, será mais produtiva. Já quando acontece o contrário, há consequências negativas, pois além de ter baixo desempenho e qualidade do trabalho, ela se afastará dos valores empregados na empresa.
Ou seja, manter um clima organizacional tem relação muito forte com o engajamento de seu time. Inclusive, a falta de um afeta diretamente o outro. Segundo Veronika Ramos, especialista em gestão operacional e estratégica de recursos humanos, do Rio de Janeiro, essa é a forma mais significativa de criar uma relação de identificação do colaborador com os objetivos de um negócio. “Quando isso acontece, o funcionário tem uma ligação afetiva com a instituição e emprega energia na realização de suas tarefas, alcançando resultados expressivos”, esclarece.
Para Simone Mendes, consultora de gestão de suprimentos e carreira na SMENDES Consultoria, a sua responsabilidade aborda muitas questões. É propiciar desafios e desenvolvimento de soluções, permitir a expressão de ideias, fortalecer pontos fortes, ajudar nos fracos e praticar a empatia. “Pessoas não são robôs. É preciso sensibilidade para atuar junto ao subordinado quando necessário, seja apoio em âmbito profissional ou mesmo familiar”, revela.
Um outro ponto levantado por ela, ao lidar com diferentes pessoas, é ser exemplo. “Sempre disse para não me verem como ‘chefe’, mas como uma ‘colega de trabalho consultora’, ou seja, me colocando em pé de igualdade a eles, porém ainda atuando para dúvidas e suportes”, aponta. Por fim, com todas essas questões, ela acredita: “isso permite um clima amistoso e um ambiente agradável, confortável e produtivo a todos”.
Por isso, de acordo com a especialista, investir nessa questão pode ser transformador. Como proceder? Primeiramente, deve estabelecer confiança. “Mostrar preocupação com os colaboradores e possibilidades de adaptação e flexibilidade quanto a algumas políticas”, destaca. O segundo passo é apresentar um lugar permeado por justiça e por meritocracia, aplicadas em detrimento de bonificações e oportunidade de carreira. Por fim, valorizar o capital humano. “Afinal, ele é quem dá existência e sucesso ao seu negócio!”, enfatiza.
E você? Como estimula seu time? Invista nisso agora e tenha sucesso em seu negócio!