Os blogs conquistaram um espaço muito grande no universo digital e também uma alta relevância para o público. Porém, ainda há quem não veja sua importância, desconfiando principalmente de sua credibilidade.
Se pensarmos no propósito original da Internet, ou seja, o compartilhamento de informações, será mais fácil entender a relevância dessas plataformas. Assim afirma o especialista em marketing digital, Rodrigo Darzi, fundador e CEO da Agência Digital IMMA, no Rio de Janeiro. “Conteúdo bem formulado ajuda muito a adicionar valor a um site. Pode aumentar seu número de acessos, tornando-o popular e fornecer pontos de entrada adicionais para o tráfego orgânico”, explica. Para ele, a alta frequência de atualizações chama a atenção dos buscadores, aumenta o número de palavras-chave e até auxilia em campanhas Google Adwords, por exemplo.
Sua natureza amigável e interativa também facilita o compartilhamento de informações. Afinal, os usuários preferem links de publicações com uma fala direta, de forma simples e informal, conteúdo pouco visto em endereços institucionais.
Isso não significa virar blogueiro, mas apenas agir para aumentar sua credibilidade. “Apresentar material de qualidade contribui para posicionar seus autores como especialistas no campo e até como influenciadores em alguns casos”, enfatiza.
Com relação a promoção de produtos e serviços, esses canais também podem ser de extrema importância, porque ajudam a conquistar a confiança dos usuários. Assim, é possível promover a empresa e conquistar novos clientes de forma mais simples e econômica.
“Quanto mais cedo você começar a oferecer um fluxo de conteúdo útil e de qualidade, melhor. Para quem tiver dificuldades, existem muitas agências de marketing digital oferecendo este tipo de serviço”, incentiva.
Shalimar Catramby é proprietária da companhia de festas e eventos ‘Casuarinas’ e quando percebeu a importância de estar atualizada, fez a integração de um blog com seu site. “Isso foi fundamental para alavancar nossas vendas. Logo definimos uma campanha para fortalecer nossa empresa na Internet, pois eu queria ver as pessoas encontrando nosso empreendimento na web, quando pesquisassem pelas palavras “casa de festa para casamento” ou “casa de festa para casamento no Rio de Janeiro””, conta. Para ela, valeu muito a pena.
Portanto, fique ligado nas facilidades da tecnologia e saia na frente!