O líder tem grandes responsabilidades em suas mãos. Além de saber incentivar sua equipe e integrá-la, muitas vezes, ele é peça chave para garantir o rendimento da empresa. Dessa forma, ele deverá administrar o andamento adequado dos processos e alcançar os objetivos desejados. Com diversas atividades, entre elas está a de conduzir uma reunião. Você sabe como fazer? Leia algumas dicas!
Segundo Cristina Henriques, coach e consultora executiva, do Rio de Janeiro, esses encontros são fundamentais para fazer o acompanhamento de projetos e tomada de decisões da corporação. “Nessa premissa, imagina-se a mobilização de pessoas relevantes. Ou seja, quando não são eficientes, as organizações estão definitivamente, perdendo dinheiro”, exemplifica.
Para a gestora de vendas e consultoria, Andréa Maldonado, do Poder Coaching & Consultoria, de Campinas, assumir essa missão pode ser difícil dependendo de sua organização e firmeza nesse momento. “Uma pauta definida é fundamental para todos saberem qual é o teor do encontro. Importante é definir e comunicar qual objetivo deve ser alcançado. Se ele não está determinado, qual a finalidade?”, indaga a líder.
Por isso, há uma grande necessidade de fazer uma preparação com antecedência para ser o mais produtivo possível. Surge a dúvida: como proceder? A especialista acredita em três pontos indispensáveis: a construção de uma pauta viável, a garantia da presença dos responsáveis pelas decisões e a preparação dos argumentos para possíveis questões. Para facilitar ainda mais o processo, Cristina separou uma lista de pontos a serem levados em consideração:
Vá preparado: conheça qual o assunto a ser tratado, mas mantenha o coração aberto a ideias, ou seja, não fique fechado a diferentes propostas.
Planeje: de forma a ter tempo hábil para as discussões. Afinal, nem todos pensam como você ou simplesmente podem mudar de ideia diante de novas perspectivas.
Saiba ouvir: é uma competência essencial para um gestor. Não interrompa o pensamento de outro colaborador.
Espere: pense para dar uma resposta você não é obrigado a tê-la na ponta da língua. Pondere antes de um questionamento.
E você? Como conduz um momento tão fundamental como esse? Compartilhe com o Nube!