Durante a juventude, estamos à frente de uma fase de descobertas, a qual estamos entrando em contato com questões e dilemas novos, por exemplo, qual a matéria preferida no colégio ou qual carreira quer seguir. Nesse momento, um ponto é imprescindível para poder obter algumas respostas: o autoconhecimento. Saiba mais!
Para o terapeuta transpessoal e escritor, João Gonsalves, conhecer a si mesmo é tão importante quanto aprender sobre o mundo externo, pois por meio dele, sabemos quais rumos queremos tomar. ‘‘Olhar para dentro e questionar com a mente aberta sobre a contribuição pessoal na sua realidade, pode ser a fonte da consciência para possuirmos autonomia sobre nossas vidas e definirmos quem somos, quais coisas queremos ter, fazer ou ser’’, explica.
Principalmente, se estamos falando de jovens iniciando a carreira. A estagiária do Programa Jovem Trabalhador, Paula Miranda, de Santo André, considera essa uma característica importante, inclusive, em sua vida profissional, tanto no momento da decisão como na atuação de sua futura ocupação. “É possível compreender os seus limites, quais questões te motivam e as áreas para potencializar em si”, conta a universitária.
Você não sabe por onde começar? O especialista separou alguns passos para iniciar essa conexão consigo mesmo e tomar decisões mais assertivas.
Perceber-se: preste atenção aos próprios sentimentos, ações e pensamentos.
Concentre-se: desenvolva o foco voltado para dentro de si. Reserve um tempo de seu dia para isso.
Avalie: quais são as suas limitações, defeitos e qualidades, procure analisar quais pontos precisam melhorar ou aperfeiçoar.
Aprenda: busque o conhecimento sempre. Seja curioso, vá atrás de coisas novas ou de algo desconhecido por você.
Faça terapia: procure ajuda de profissionais capacitados com diversas técnicas, isso te dará novas percepções.
Pratique atividade física: essa é uma maneira para o corpo ficar tão bem quanto a mente, ocasionando uma harmonia entre os dois
Para Gonsalves, esses e outros passos, são parte da jornada para atingir o autoconhecimento. Os benefícios são muitos, dentre eles alcançar objetivos estabelecidos. ‘‘Na construção da nova maneira de pensar, temos de agir conscientemente, questionando os velhos padrões e reafirmando a nova malha mental, essa criação consciente nos encaminhará aos resultados desejados’’, explica.
Dessa maneira, estará mais disposto para desenvolver suas habilidades e conquistar seu lugar no mercado! Conte com o Nube!