Atualmente, passamos por um momento delicado no país, marcado por denúncias, processos e julgamentos de corrupção. Em meio a esse cenário, surge o debate sobre a ética nas rodas de conversas, redes sociais, nos noticiários e nas salas de aula. O quão importante é, muito além de apontar erros, ser o exemplo da mudança? Para entender a visão dos jovens sobre o tema, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios fez um levantamento com a seguinte questão: “como você faz para ter credibilidade?”. O resultado apontou a importância da consciência de uma fala alinhada com as atitudes.
O estudo foi realizado em todo o Brasil, entre 26 de fevereiro e 9 de março, e contou com a participação de 50.279 pessoas entre 15 e 26 anos. Para 58,52%, ou 29.421 pesquisados, a opção “busco ser coerente com meu discurso e minhas ações” foi a mais apontada. De acordo com Yolanda Brandão, gerente de treinamento do Nube, esse é um comportamento básico para os indivíduos serem respeitados nos grupos nos quais estão inclusos. “Conquistar boa reputação é um processo demorado e, nesse caminho, deve-se estar muito atento à fala, sobretudo, ao impacto ocasionado por ela sobre os demais”, assegura.
Com 23,96% (12.045), a alternativa “eu sempre honro com minhas promessas” apareceu em segundo lugar. Esse é um ponto crucial, especialmente para um líder. “Quando um gestor solicita aos seus colaboradores uma determinada forma de agir e, na rotina, interage de forma diferente, causa informações difusas e grande desconforto na equipe”, explica a especialista. Nesse caso, a única maneira de reverter a situação é liderando pelo exemplo e criando uma cultura espelhada em seus atos. “Se o seu time não corresponde às suas expectativas, lembre-se: ele é o reflexo da sua gestão”, garante.
"Ser naturalmente alguém de confiança” foi a escolha de 15,39% (7,737). Para esses, o primeiro passo é ser sempre transparente e claro. Na visão de Yolanda, muitas vezes, somos mal interpretados por não nos comunicarmos adequadamente. “No mundo corporativo, ter uma relação aberta com o supervisor e, além disso, cumprir prazos, acordos e tratar com gentileza e dignidade é um bom começo para ganhar segurança entre pares e superiores”, enfatiza a gerente.
Por fim, 2,14% (1.076) disseram: “ninguém é 100% credível, logo, isso não me preocupa”. Quem pensa dessa forma, deve redobrar a atenção, afinal, vale a pena repensar nas próprias atitudes. “Não faz sentido cobrar ética dos governantes e grandes corporações se em nossas práticas diárias cometemos pequenas corrupções, como furar fila, mentir para conseguir algum tipo de vantagem, avançar o sinal etc”, aconselha.
Para começar a mudar de comportamento, algumas dicas são valiosas:
1. Respeite prazos e acordos;
2. Trate todos com respeito e cortesia;
3. Conheça o código de conduta da organização e da sua profissão;
4. Seja verdadeiro;
5. Estabeleça uma relação sincera e honesta com os colegas de trabalho.
Pense duas vezes antes de fazer qualquer coisa. “Na dúvida de como se comportar ou se não souber se determinada situação está correta, o melhor é perguntar a um superior ou responsável”, finaliza Yolanda.
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