Com questões políticas e econômicas rondando o país, a cada dia, a disputa por uma colocação tem se tornado acirrada. Com isso, quem procura um estágio ou um trabalho como efetivo, se atenta às exigências do mercado e busca alternativas para se diferenciar dos seus concorrentes. Mesmo assim, muitas pessoas ficam fora do mercado.
O Nube fez uma pesquisa com a seguinte pergunta: “por que é tão difícil ser aprovado para uma vaga?”. Cerca de 36% dos votantes acreditam ser devido ao baixo número de vagas. Já 34% disseram haver muita competitividade, principalmente, por terem candidatos cada vez mais qualificados.
Assim, se inserir no ambiente corporativo exige mais dedicação e capacitação. É o caso de Caio Setti, há 1 ano em casa. Cursando o último ano de administração de empresas, da Faculdade Anhanguera Santa Bárbara na região de Campinas, considera a ampla concorrência como seu grande desafio.
Para o estudante, a modernidade transformou os processos de seleção. Antes, bastava entregar o currículo diretamente na organização. Hoje, são mais longos, com uma estrutura de dinâmicas e testes. Assim, atraem mais candidatos e disputa fica maior. Mesmo assim, ele diz, “não considero esse avanço algo negativo, isso é bom para estimular a constante busca por aperfeiçoamento pessoal e profissional”.
O universitário comenta como fica entristecido quando vê um recém-contratado reclamando do trabalho por motivos simples. Para ele, deve se valorizar a oportunidade dada e a chance de aprender, evoluir e crescer. Por isso, afirma: “faço questão de dizer: quero trabalhar, contribuir e mostrar todo meu potencial, pois acredito ter e ser capaz”
O consultor em recursos humanos, Celso Bazzola, da Bazz Estratégia e Operação de RH, acredita ser necessário ter planejamento e preparo em suas ações e construções de novas oportunidades. Vejas os 7 passos apresentados pelo especialista para te ajudar a ter êxito nessa busca:
1. Trabalhe o network: amplie sua rede de relacionamentos a cada momento, não utilize somente nas necessidades. Assim, esteja pronto também para ajudar e nunca deixar de ser lembrado.
2. Defina estratégias: ao se apresentar, de forma transparente, procure maneiras mais confortáveis para isso. Assim, terá mais segurança e transmitirá estar preparado.
3. Crie interesse: por meio de um Curriculum Vitae bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação escrita e verbal, contendo quais seus objetivos e seu potencial. Isso chamará a atenção do entrevistador.
4. Cuide da imagem pessoal: é tão importante quantos os demais itens, pois demonstra autoestima.
5. Busque conhecimento e informações: além de sua formação, é interessante demonstrar um diferencial. Procure se manter atualizado diante das mudanças corporativas.
6. Conheça as empresas: pesquise sobre elas, analise seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado.
7. Tenha transparência e autenticidade: são pontos atrativos às organizações. Portanto, não queira construir um personagem, seja você mesmo, demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.
Gostou das dicas? Não desanime e busque a sua tão sonhada vaga. O Nube aposta em seu potencial!