Você consegue se definir como profissional? Essa é uma grande dúvida para muitos, principalmente para quem está em um estágio. Entender seu perfil, logo no início de sua trajetória, é fundamental para seu desenvolvimento. Só quando você compreende suas vontades e seus limites, é possível estabelecer seus próximos passos e, com isso, fortalecer suas características. Quer saber como? Então leia esta matéria!
Em uma pesquisa, o Nube perguntou aos jovens: “qual é o aspecto mais importante em sua carreira?”. Dos 4.834 votantes, 39,35% quer ter sucesso e reconhecimento. Outros 22,67% esperam a estabilidade. As duas alternativas mais votadas estão relacionadas diretamente à importância de explorar quem você é e como será visto por seus colegas de profissão no mundo corporativo.
Stefani Sousa é estudante de jornalismo e já teve experiências na área. Para ela, é fundamental ter uma visão bem clara sobre suas expectativas e sobre quem ela é. “Ter isso previamente estabelecido pode transmitir mais segurança e foco. A forma como você lida com as situações e se expõe a elas favorece o marketing pessoal”. Stefani ainda afirma: “o estágio ajuda nesse processo. Esse é meu primeiro contato com a área de formação e tenho base para colocar em prática os conhecimentos, interagir com pessoas e aprender ao máximo”.
Para Ana Guedes, coach de carreira, de Campinas, o autoconhecimento é fundamental. “Entender seus medos, limitações, desejos e potenciais ajuda muito a tomar decisões assertivas, desenvolver pontos falhos e traçar objetivos com precisão”. Para ela, o perfil do profissional é “o conjunto da sua personalidade, comportamento, qualificações e experiências”. Só a partir desse conceito, é possível moldar suas características.
De acordo com a especialista, “quando se sabe aonde quer chegar, só é necessário encontrar ou criar seu caminho. Quando as pessoas não têm essa noção, ficam como barcos à deriva: vão para onde o vento as leva. Com isso, perdem o controle e se tornam dependentes do mercado”.
Portanto, busque compreender seu perfil comportamental e embarque com determinação em uma jornada de descoberta sobre si mesmo. Só assim, você conseguirá traçar metas em sua vida, desenhar sua imagem e definir como será visto por seus colegas. Fazendo isso, potencializará a ascensão de sua trajetória.
Agora, o Nube quer saber: como você se definiria como profissional? Comente em nossas redes sociais! Estamos do seu lado!