Trilhar um caminho de sucesso é um desafio para todos. Desenvolver habilidades e competências a partir de suas experiências em uma corporação, é um passo fundamental para construir um currículo de peso e ampliar seu valor como profissional. Além disso, são essas as características mais bem avaliadas na hora de tornar um colaborador parte fixa da equipe. Entenda como funciona a efetivação de estagiários nesta nova matéria do Nube!
Segundo a Lei 11.788, o tempo máximo permitido para se estagiar é de dois anos no mesmo estabelecimento. Ao final do contrato, o jovem pode ser efetivado ou dispensado. Entretanto, os gestores consideram, a efetivação antes mesmo da conclusão do TCE (Termo de Compromisso de Estágio). Segundo pesquisa do Nube, 40 a 60% dos estagiários são efetivados, principalmente quando estão nos últimos anos do curso. Portanto, se você está interessado em crescer na instituição, você deve se atentar a alguns aspectos do mundo dos negócios.
Para a life coach Bianca Ronchi, respeitar a si próprio e acreditar em suas capacidades é fator determinante para conquistar seu supervisor. Segundo a especialista, conhecimentos técnicos não são mais o foco principal. “Hoje, pelo acesso à informação ser tão fácil, o diferencial acaba sendo o talento, a criatividade e o conjunto de características do jovem”, aponta.
Ainda de acordo com a coach, quem estagia tem seu futuro favorecido. Por isso, é necessário aproveitar esse espaço para alavancar sua carreira. “É motivante trabalhar com perspectivas de crescimento e com o apoio da liderança”, constata. Bianca finaliza dizendo: “vivenciar cada oportunidade lhe permite ter clareza dos seus talentos e em quais áreas você tem mais afinidade para investir”.
Ana Carolina Castor está no último ano do curso de psicologia na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. A universitária quer ser efetivada e garante: é essencial ser comprometido e agregar conhecimento ao time para garantir seu lugar. Para a graduanda, se sentir valorizada no espaço oferecido pela companhia favorece o processo. “A faculdade é uma fábrica de conhecimentos e é no âmbito empresarial onde essa sabedoria é aplicada. Isso abre muitas portas para a permanência no mercado”, conclui.
Contudo, é válido saber: não há necessidade de apressar essa etapa! Há possibilidades de você ser efetivado nos primeiros meses de seu estágio. Porém, isso afeta seu processo de aprendizagem. Portanto, mantenha-se focado em suas tarefas e tenha paciência. Só assim, é possível valorizar sua trajetória e deixar sua marca na corporação.
Gostou das dicas? Conte para nós em nossas redes sociais. O Nube deseja sucesso a você!