Vivendo no Brasil, é praticamente impossível passar um período longo sem ser impactado pelos altos níveis de calor, principalmente durante o verão. A briga com o termômetro pode atrapalhar, inclusive, no mundo profissional. Trabalhar em ambientes muito abafados pode distrair e prejudicar a todos. Para isso, existe a Norma Regulamentadora 17 (NR), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Quer descobrir suas funções e aplicações? Leia mais nesta matéria!
Para entender melhor os impactos de graus elevados no ramo dos negócios, Rui Bocchino Macedo, clínico geral da Paraná Clínicas, explica: “a quentura aumenta o gasto de energia consumido pelo corpo. Assim, quando ficamos expostos a temperaturas mais altas, ocorrem mais comumente sintomas como cansaço, sono e fadiga”.
Para o médico, “o ideal é estar em um local ventilado com ar natural. Quando o organismo sofre com o aquecimento, ele tenta economizar energia e, ainda, pode aumentar a sudorese”. Bocchino ainda explica: “quando transpiramos, liberamos elementos como sódio e potássio. Com a perda desses eletrólitos, surgem outros problemas, como câimbra e fraqueza”.
Ariane Rodrigues é estudante de psicologia na Faculdade Integrada Maria Thereza, do Rio de Janeiro, e já faz estágio na área. Ela nunca sofreu no mundo corporativo por sempre realizar suas funções em espaços climatizados com ar-condicionado. Porém, a universitária ressalta a importância da instituição fornecer conforto para todos. “O mormaço desconcentra e com certeza atrapalharia na execução das tarefas”, finaliza.
Entretanto, você pode ficar tranquilo! A NR 17, citada no começo do texto, estabelece: os recintos devem se equilibrar entre 20 e 23 graus centígrados. Essa determinação visa proporcionar aos colaboradores uma atmosfera nem muito fria, nem muito quente. Dessa forma, o bem-estar não é afetado e, consequentemente, o rendimento também não.
É válido ressaltar: essa é uma informação importante, tanto para as empresas e gestores, quanto para colaboradores e estagiários. Buscar o equilíbrio é obrigação de todos. Aproveite, então, os últimos dias de verão, pois a estação se encerra em 20 de março!