Onde você se imagina daqui um ano? E daqui uma década? Se você tem dificuldade em responder essas questões, não se desespere! Ser reconhecido no ambiente corporativo demanda esforço e determinação e para alcançar seu objetivo, você deve ir um pouco a fundo em seus interesses.
Para quem está ingressando no mundo universitário, a dúvida pode ser ainda mais cruel. Muitos descobrem os caminhos a serem trilhados ainda no ensino médio, já outros, vão compreendendo suas vontades e anseios ao decorrer dos anos de graduação. Marcia Avelar, diretora de DHO da NVH Talentos Humanos, indica o estágio como uma forma excelente de entender melhor sobre a profissão escolhida para o futuro. “Aqui ainda há a segurança do “estar estudando”, os horários serão mais leves e você terá uma boa ideia das vertentes de qual ramo irá percorrer”.
Além disso, a especialista indica: conheça e pesquise sobre o mercado. “Assim você sabe onde há oportunidades de crescer até o cargo desejado”. Com isso, fica mais fácil traçar linhas a seguir. “Consegue-se bons resultados montando um modelo de metas para gerenciar a vida profissional como um processo, dando uma noção grande de direcionamento”.
O universitário Vinicios Borges já teve problemas em definir seu escopo. Por muito tempo, ficou indeciso entre suas paixões: História, Física, Música e Filosofia. Atualmente, faz faculdade para se tornar musicista e está determinado: “Quero me formar e trabalhar na área”, diz.
Com vários projetos em mente, Borges demorou a decidir por querer fazer tudo ao mesmo tempo, pois grande parte dos cursos de seu interesse são longos. Porém, agora está mais otimista e decidido. “Definir um propósito facilitou muito minha vida”, conclui.
Como coach de carreira, Alexandre Perlingeiro, do Rio de Janeiro, cita duas vantagens para iniciar a trajetória o período da faculdade. “O colaborador conhece a prática da sua profissão e ganha experiência. Como vantagem, ele cria e amplia seu networking”.
Portanto, mantenha-se organizado e trace um plano de metas e objetivos para seguir. Assim, o sucesso deixa de ser sonho e torna-se destino!