O clima pesou no seu trabalho? Estar em um ambiente assim pode ser um termômetro indicando como está o funcionamento do seu negócio. A forma como os colaboradores interagem pode interferir diretamente nos resultados da empresa. Logo, é importante descobrir as razões por trás dessas situações. Veja como!
Olhar atentamente sobre como os funcionários se relacionam e enxergam o ambiente profissional é um ponto forte de um gestor. Para Paloma Almeida, consultora organizacional da “A Seleta”, do Rio de Janeiro, “O líder precisa demonstrar para a sua equipe o quanto as competências comportamentais são importantes no mundo corporativo”, explica.
Lucinéa Cordeiro é empresária de um negócio de pequeno porte e sua grande dificuldade é atender à particularidade de sua equipe. “É preciso entender e ouvir a visão de cada um para poder estimular o serviço em conjunto”, comenta. Assim, o ambiente fica mais confortável e motivador. No entanto, a empreendedora lamenta: “nem sempre isso acontece”.
Pensando nisso, Rafael Ramalho, especialista em Recursos Humanos da Woli, preparou uma proposta de pesquisa com o objetivo de avaliar o clima organizacional das corporações. Dessa forma, se torna mais fácil desenvolver ideias para fazer adaptações a fim de buscar melhores rendimentos. Ele separou o processo em cinco passos:
1.Objetivos: você deve ter claro quais os pontos a serem analisados. “É possível identificar como é o relacionamento interpessoal em um mesmo grupo, como os colaboradores estão se sentindo e reagindo a um determinado benefício oferecido”, explica.
2.Aplicação: a realização da pesquisa se dá por meio de formulários impressos ou com o uso de ferramentas on-line. Eles devem ser práticos e não muito extensos.
3.Mensuração: após destacar alguns pontos, é necessário desenhar um plano de ação para melhorá-los. A atuação do setor de recursos humanos auxilia nesse momento.
4.Devolutiva dos resultados: todos os participantes precisam ter conhecimento sobre as informações obtidas. “Esse é um dos meios de perfazer o compromisso com a clareza e seriedade do processo, bem como enfatizar a disposição da corporação em melhorar”, comenta Ramalho.
5.Intervenção: é o momento final para colocar em prática os resultados, trazer soluções para os problemas ou dar continuidade ao acertos.
Lembre-se: é importante se preocupar com o bem estar de todos, assim, você terá um time com pessoas motivadas! Conte com o Nube!