Segundo levantamento realizado pelo Gartner, o mercado global de informática irá crescer 4% em 2018 e se você quer trabalhar nessa área, precisa tomar cuidados para não errar na frente dos recrutadores!
Pensando nisso, Caio Almansa, da Yoctoo, especializado em recrutamento e seleção no setor de computação, separou algumas dicas básicas para os candidatos a uma vaga. A primeira delas é a conduta. “Aptidões técnicas são mais fáceis de desenvolver, já o perfil pessoal e comportamental, não”, diz.
Já a segunda orientação é em relação à comunicação: “A habilidade de fazer a conversa fluir é para poucos e chama a atenção nesse mercado”. Portanto, pratique sua fala, escrita e seu raciocínio, pois isso irá facilitar seu desempenho.
O passo seguinte é ter um objetivo claro: “Não perca o foco das perguntas feitas. Se destaque respondendo de forma breve”. Entretanto, você deve evitar apenas um “sim” ou “não”. Elabore bem seu texto e esteja cada vez mais preparado.
Além disso, cuide de sua imagem: “O entrevistador precisa analisar quem você é e se seus valores combinam com os da empresa”. Tente transmitir sua essência e sua visão sobre o mundo fora do ambiente de trabalho, pois também será reconhecido e avaliado por isso.
Renata Julião já foi estagiária e hoje trabalha no ramo como analista de testes. Em seus processos seletivos, já foi questionada sobre seus hobbies, rotina e gostos. “Nesse bate papo, já dá pra ter uma noção da sua personalidade. Sempre sou muito sincera e tento agir naturalmente, sem aquela tensão de querer impressionar”.
Para a analista, o candidato deve ter, principalmente, duas características: “Saber se comunicar é importantíssimo, assim como ter uma certa "diplomacia" para lidar com as situações do cotidiano”, aponta. Porém, se você não tem todos os conhecimentos técnicos exigidos na oportunidade, não perca a esperança. “O importante é demonstrar disposição para aprender e ser você mesmo. Comigo sempre deu certo”, conclui.
Para Jhonni de Souza, do núcleo de estágios da Unigranrio, do Rio de Janeiro, “Esse é um processo fundamental para o estudante estar preparado para enfrentar os desafios de sua carreira”. Segundo ele, o aluno tem a chance de relacionar teoria e prática, aprender as peculiaridades do mercado e conhecer a realidade da profissão escolhida.
Com essas dicas, a conquista de uma colocação no mercado fica mais fácil. O Nube te deseja boa sorte!