Para alguns, estar sentado em um escritório das 8h30 às 17h30 é a única maneira de tornar o seu dia a dia realmente efetivo. Contudo, inúmeras empresas já reconhecem os benefícios de colocarem em prática o trabalho remoto. Entenda melhor sobre o assunto em nossa matéria.
Conforme o home office se torna parte do tecido de nossas vidas profissionais, precisamos encontrar formas de abraçá-lo e torná-lo melhor. Pensando nisso, Jessi Craige, especialista em conteúdo da Evernote, listou algumas dicas para conquistar o máximo de aproveitamento nessa modalidade.
Dicas para produtividade fora do escritório
Crie algumas fronteiras: é importante criar um espaço em casa dedicado a essa tarefa.
Defina uma rotina: você precisa pensar em como estruturar o seu tempo. Adotar uma rotina pode deixá-lo mais criativo.
Faça intervalos: você pode e deve fazer pausas.
Compartilhe seu status: certifique-se de se comunicar com o restante do grupo. Se você ficar off-line, forneça um contexto sobre o porquê e quando você estará de volta, em uma mensagem de ausência.
Fernanda Branco Nunes trabalha na área de Filtros do Nube e há um ano e meio ganhou o benefício de atuar de sua residência, alguns dias da semana. Para ela, ganha-se qualidade de vida, otimização do tempo para realizar outras atividades, motivação e conforto. “Fez muita diferença em minha vida, pois a distância até a organização é bem grande. Eu ficava muito cansada. Quando passei a usufruir das funções remotas, consegui me organizar melhor e realizar várias outras ações, as quais não conseguia”, afirma.
O cientista de dados da Mobi2Buy, André Ávila, também se coloca a favor da flexibilidade do horário e do home office. “Se pararmos para pensar, as pessoas aqui no Rio de Janeiro gastam em média quatro horas para ir e vir de sua corporação. Sem a necessidade desse deslocamento, elas ganham o período gasto à toa e cumprem suas metas de maneira mais confortável”, assegura.
Para quem é líder, fica a responsabilidade de guiar, desenvolver e às vezes ter conversas difíceis com os colaboradores. “Defina reuniões regulares e individuais com seus funcionários e trace uma rota”, ressalta Jessi. É essencial medir habilidades, como o ouvir, colaborar e se comunicar.
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