Você se considera uma pessoa retraída? Isso prejudica seu dia a dia? Atrapalha sua carreira? O Nube separou algumas dicas de como lidar com essa questão e ter sucesso na vida! Vamos ler?
A palavra timidez vem do latim timidus e significa “aquele com medo”. A pessoa com essa característica não consegue se relacionar com os outros facilmente, mas ao ganhar confiança fica mais à vontade para conversar. No entanto, ser mais introvertido pode ser um obstáculo na hora de conseguir uma vaga ou no próprio crescimento no ambiente de trabalho.
O Nube realizou um estudo com 16.484 internautas, sobre quais eram suas maiores inseguranças durante uma entrevista. Cerca de 33% apontaram a inibição como principal motivo, perdendo apenas para o nervosismo (34%). “A grande maioria dos jovens são tímidos no processo seletivo, porque é algo novo para eles. No entanto, esse não deve ser um fator eliminatório, é preciso olhar o conjunto de atributos e o potencial desse candidato”, explica a professora de psicologia Georgya Araújo da Faculdades Integradas Simonsen do Rio de Janeiro, especialista em Gestão de Recursos Humanos.
Quando a estudante Ana Caroline Fialho participou do seu primeiro processo seletivo a experiência foi difícil, pois ser mais reservada a impediu de se sair bem. Já em sua segunda entrevista, estava mais confiante e percebeu a preocupação dos selecionadores em deixar o clima mais leve e confortável. “Eles faziam perguntas para conhecer melhor o candidato ‘como eu usava meu tempo nas horas livres’, assim fiquei bem mais relaxada”, conta.
No ambiente corporativo, mais desafios podem aparecer e as incertezas podem ser afloradas. Contudo, a professora considera esse um dos momentos mais importantes para enfrentar cara a cara esse problema e não deixar isso te abater . “É um processo onde o indivíduo precisa unir forças e ir superando cada dificuldade. O querer superar depende muito de cada um.”
Com o tempo, você vai ganhando melhor desenvoltura, segurança e postura, perde a vergonha e melhora sua vida pessoal e profissional. Além disso, Georgya dá algumas dicas aos mais inseguros, como fazer um curso de teatro, um esporte onde vai ser estimulado a apresentação em público ou até mesmo procurar uma orientação e fazer terapia para melhor compreensão de si mesmo.
Não encare a timidez como um empecilho para o seu futuro, lembre-se: ter esse perfil não é sinônimo de não ser bem sucedido. Acredite sempre em seu talento! O Nube aposta em você!