Existem diversas formas de dar início a um investimento. A primeira delas é se planejar! Porém, antes disso, vale lembrar da importância de um breve conhecimento no mercado financeiro para aumentar sua renda. Não adianta sair colocando o seu tostão em todo lugar e esperar o primeiro milhão no dia seguinte. É preciso paciência! Para te ajudar, o Nube lista cinco passos importantes:
1) Conheça por onde começar
Existem investimentos de baixo, médio e até de alto risco e o perfil de cada investidor irá influenciar nesta escolha. Para descobrir isso, você pode responder algumas perguntas: Quais minhas metas e objetivos? São compromissos de curto, médio, ou longo prazo? Qual capital disponível? Por quanto tempo pretendo manter meu dinheiro? Estou apto a correr riscos em busca de um retorno maior? Depois de respondidas essas questões você estará pronto para o próximo passo.
2) Quanto você pode investir mensalmente?
O segundo ponto chave é ter disciplina. Não perca o controle e determine os valores exatos das suas aplicações. Programe um depósito automático da sua conta, logo, não terá problemas em estabelecer um compromisso mensal.
3) Determine suas metas
Elabore uma lista com todos os seus objetivos. Comece por algo mais simples, como “trocar a geladeira”, e progrida até objetivos maiores, como “reformar o apartamento”, “viajar para o exterior”, entre outros. Coloque na ponta do lápis todas as despesas e gastos. Com base nessas informações seus planejamentos começarão a serem desenvolvidos.
4) Defina uma plataforma
Dentre as diversas opções existentes, cada corretora de valores oferece suas vantagens e desvantagens. Logo, atente-se aos mínimos detalhes e tenha um bom relacionamento com seu corretor.
5) Acompanhe de perto suas aplicações
Não deixe o acompanhamento de suas aplicações apenas sob a responsabilidade de seu assessor financeiro. Fique de olho em todas as movimentações e progressos. Uma dica é criar uma planilha de controle para te auxiliar.
Apenas por meio da sabedoria e esforço se alcança o triunfo! Para isso, use seus fundos arrecadados com cursos e especializações para sua carreira, logo, você não terá dificuldades em ser um profissional desejado pelo mercado de trabalho. Boa sorte!
Veja também: