Se a época de preparação para o vestibular não é fácil para os estudantes, imagine para os pais. Frequentemente possuem a sensação de incapacidade em ajudar no desempenho dos filhos. Portanto, deve-se observar a dosagem de atenção e fiscalização, mesmo nos mais puros objetivos de contribuir.
Logo, pela apresentação dessa situação aflitiva, o Nube reconheceu o problema e reuniu algumas sugestões da psicóloga e coach familiar, Valéria Ribeiro. Dicas valiosas para se prepararem em equipe antes da prova. Veja:
Descanso: nas semanas anteriores ao vestibular, é importante o adolescente dormir bem, pelo menos, oito horas por noite. Isso irá ajudar o cérebro a se organizar e preparar-se para as longas horas de avaliação.
Nada de se trancar no quarto: não é bom se isolar neste período! Interagir com outras pessoas ajuda a relaxar e diminui a tensão. Ir ao cinema, encontrar os amigos para um bate papo ou até mesmo fazer um hobby pode auxiliar em bons resultados.
Pensamentos positivos: na véspera é importante o vestibulando se conectar com coisas boas. Assista filmes de comédia, vá tomar um sorvete ou fazer uma massagem relaxante, e lembre-se: nada de estudar! Isso prejudica seu estado emocional.
Use a estratégia: deve-se começar pelas questões mais difíceis! Mesmo não sabendo a alternativa, pule para as mais fáceis, assim o seu cérebro vai buscar, em segundo plano, respostas, conexões e memórias para resolver a pergunta anterior.
Se hidrate: é importante o jovem beber muito líquido, afinal, nosso corpo é feito de 70% de água. O baixo consumo pode gerar dores de cabeça durante a prova, entretanto, irá prejudicar o desempenho.
Boa alimentação: levar algo para comer também é excelente. Barra de cereal, chocolate, fruta, bala e chiclete são os mais recomendados. O açúcar ajuda a manter a energia da pessoa em alta. Claro, não leve um hambúrguer, sorvete ou alimentos grandes. Devem ser fáceis de abrir e de preferência de pouco odor.
Manter a tranquilidade: fale com seu filho da importância de respirar. A respiração ajuda a manter a mente alerta e oxigenada, facilita os neurônios de realizarem mais conexões e encontrarem respostas mais rápidas.
Apoiar e trabalhar a autoestima: Diga a seu filho: “vai lá e faça o seu melhor, eu confio em você e independente de qualquer coisa, tudo dará certo”.
Agora com essas informações, não pode dar desculpas para não se sair bem no dia. Lembre-se: a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Portanto, dedique-se e vá com tudo! O Nube te deseja boa sorte!
Veja também: