Está no ensino médio e anda pesquisando bastante sobre sua profissão? Ou seria sobre a sua carreira? Apesar de serem mencionados como sinônimos, há uma grande diferença entre os dois termos. Veja alguns contrastes e de quebra receba dicas para decolar rumo aos seus sonhos!
A profissão é uma área onde é possível classificar pessoas realizando a mesma atividade, independentemente se estão trabalhando ou desempregados. Algumas, como o Direito, exigem uma formação bem específica. Para atuar como advogado, por exemplo, é necessário passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Já a carreira tem um sentido mais amplo: é o caminho para alcançar seus objetivos a longo prazo. Ela é composta por todas as etapas da sua vida corporativa, desde o primeiro dia de estágio até a fase atual. Por isso, é muito comum ouvirmos as empresas falarem em “plano de carreira”. É uma estrutura pré-estabelecida, baseada em critérios, com o objetivo de guiá-lo a se desenvolver cada vez mais, tanto em termos financeiros quantos de responsabilidades em seu dia a dia.
Aí vai uma sugestão: não se apegue ao seu diploma! Atualmente, é muito comum vermos uma pessoa se formando em um setor e arrumando emprego em outro. Com a tecnologia e as redes sociais, diferentes oportunidades surgem e abrem novas perspectivas e competências.
“Por isso o estágio é tão importante: possibilita vivenciar e experimentar distintas tarefas e funções. Uma dica para o sucesso: não fique parado no tempo: procure se reinventar, sempre!”, opina Glória Alves, psicóloga do Rio de Janeiro com anos de atuação profissional como gestora em empresas nacionais e multinacionais.
Tá vendo só? Não se estresse na hora de preencher o curso na inscrição do vestibular. O importante é ser feliz!
Veja também: