Na hora de procurar um novo emprego, as pessoas pensam, normalmente, em quanto elas querem ganhar e no momento da entrevista. Poucos candidatos refletem sobre um fator anterior a tudo isso: a apresentação do profissional, feita, primeiramente, por meio do currículo.
Para muitos, o CV (Curriculum Vitae) não passa de um pedaço de papel, afinal, o importante é a apresentação presencial. No entanto, devido ao grande número de candidatos, o documento acaba sendo, por diversas vezes, o único contato do profissional com a organização contratante. “É sua porta de entrada para qualquer lugar. Se não estiver apresentável, dificilmente o recrutador analisará e o convocará para uma seleção”, afirma Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers.
Segundo a gestora, é preciso colocar informações básicas, além de todo e qualquer outro dado relevante. “Nome, idade e endereço, bem como os contatos, são essenciais, mas não pode parar por aí. Insira sua formação universitária e cursos paralelos (como de idiomas ou de outras habilidades)”, orienta. Além disso, um resumo das suas qualificações, experiências e cases de sucesso, não podem ser deixados de lado. “Caso você trabalhe ou já tenha feito algo ligado a filantropia, é um diferencial”, explica a especialista.
Ao falar de suas habilidades, não tenha medo de fazer um pouco de marketing pessoal, apresentando casos de clientes anteriores e como obtiveram sucesso com sua ajuda, por exemplo. “Para quem nunca atuou e está atrás de uma primeira colocação, nada de pânico: esse é o momento de demonstrar, seja por meio do currículo ou ainda na entrevista, o fato de querer garantir seu futuro”, observa.
Paulo Sardinha, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), também recomenda: “se você já incluiu seu perfil há seis meses em algum site ou organização, vale contatar novamente a empresa”.
Existem milhares de modelos na Internet e o próprio Nube indica um no link: https://www.nube.com.br/estudantes/dicas/curriculo#.WhhsgvrSEXc. Portanto, não há desculpas para não fazer algo bem elaborado!
Boa sorte!