O número de brasileiros embarcando para o exterior cresceu muito nos últimos anos. De acordo com o Ministério do Turismo, cerca de 9 milhões de pessoas viajam anualmente para fora do país. E em meio a tantos embarques, uma dúvida se torna muito comum: turismo ou intercâmbio, qual das duas opções é a melhor experiência?
Apesar de ambos exigirem o mesmo planejamento prévio: passagem, hospedagem, visto etc, possuem objetivos diferentes. Portanto, é fundamental refletir bem. Se for meramente a lazer e para descansar, o estudo fica em certa desvantagem. Todavia, em qualquer outro caso, o foco no aprendizado é a melhor alternativa.
Antonio Pessôa, gerente de produto na Global Study, com filial no Rio de Janeiro, listou alguns motivos do porquê é melhor fazer o intercâmbio:
Imersão cultural: todos querem aprofundar o contato com uma cultura diferente. Com meio período do dia livre para conhecer o país, é possível garantir a visita aos pontos turísticos. O contato diário com outras pessoas, seja na acomodação, na escola ou durante os passeios, possibilita uma profunda imersão no país.
Aprimorar o idioma: somos provocados o tempo todo em conversas mais longas, nas quais não só ouvimos, mas temos de perguntar e responder também. Essa comunicação mais intensa ajuda de verdade a aprimorar a língua e ampliar o vocabulário.
Você pode colocar no currículo: ajuda o aluno a se destacar profissionalmente.
E você, qual prefere? Comente em nossa matéria e dê dicas para outros viajantes!
Veja também:
3 segredos de um bom intercâmbio