Você costuma ser dispersivo durante as aulas? Tem dificuldade em prestar atenção na professora? É desorganizado de uma forma geral, atrasando trabalhos e perdendo seus objetos pessoais? Cuidado: esses são apenas alguns sintomas da dislexia. Saiba mais sobre o tema e busque ajuda o quanto antes!
Segundo a Associação Brasileira de Dislexia - ABD, ponto de apoio para famílias em todo o Brasil, inclusive no Rio de Janeiro, o transtorno é específico da aprendizagem. Sua origem é neurobiológica e tem como características principais a dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, a habilidade de decodificação e a soletração.
Segundo Luiz Gustavo Varejão Simi, psicólogo e pesquisador da ABD, alguns sintomas em adultos incluem problemas com a leitura e a escrita, memória imediata prejudicada, dificuldade com a lateralidade e em nomear objetos e pessoas.
“Não há tratamento medicamentoso e muito menos um protocolo padrão para intervenções (tratamentos). Cada disléxico possui suas próprias habilidades e dificuldades. A melhor metodologia deverá ser moldada de acordo com as características coletadas no diagnóstico”, finaliza o especialista.
Caso as descrições pareçam familiares, procure um fonoaudiólogo. A ABD também se coloca à disposição para ajudar. Boa sorte em seus estudos e conte sempre com o Nube!
Veja também: