De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho e OIT – Organização Internacional do Trabalho, de 2012 até hoje, já foram gastos mais de R$ 23 bilhões com benefícios acidentários. A média é de um problema a cada 45 segundos. Veja boas dicas para evitar passar por esses males.
Segundo a Lei 11.788/08, todo estagiário tem direito a um seguro contra acidentes pessoais. Todavia, mesmo estando assegurado, é sempre bom impedir esse tipo de acontecimento. “A maioria desses casos poderia ser evitada se equipamentos de proteção fossem utilizados, se a atenção fosse maior e se trabalhadores e empresas, muitas vezes, não fossem imprudentes”, enfatiza Dr. Maurício Sobral, diretor da Aclimed, com rede credenciada inclusive no Rio de Janeiro.
Veja algumas dicas para ter uma postura preventiva em sua rotina:
1. Foco – evite pensar nos seus problemas pessoais, brincadeiras ou assuntos aleatórios durante a sua jornada de trabalho.
2. Não atue com pressa – nunca realize nenhuma atividade de modo rápido, burlando regras de segurança.
3. Tire todas as dúvidas – caso não se sinta seguro em realizar uma função, procure um técnico mais experiente ou seu supervisor.
4. Faça o check list – inspecione os seus equipamentos e o maquinário. Caso detecte algo errado, comunique a irregularidade para o seu líder, imediatamente.
5. Não improvise – não faça gambiarras em máquinas e ferramentas e nem faça serviços fora de seu treinamento.
6. Oriente – a cada novo colaborador, dê dicas e auxilie-o.
Sua saúde em primeiro lugar. Bom trabalho!
Veja também: