Com o freio na economia e a previsão de um cenário ainda instável para os próximos meses, a palavra de ordem para empresas e profissionais é cautela. Uma decisão, pede muito mais atenção e recursos além do racional. Contudo, como ser coerente e assertivo?
Ana Abrantes e Stela Maria Sanmartin respondem com o livro "Intuição e criatividade na tomada de decisão". No título, as autoras abordam o potencial de uso do instinto em ambientes de trabalhos pautados pela racionalidade e explicam como poucas pessoas exploram o sentimento. Como consequência, a habilidade acaba sendo comumente utilizada em silêncio e pouco desenvolvida por não permear as interações sociais e, assim, ter a espontaneidade de seu uso.
“Em tempos de crise é muito importante sermos intuitivos, pois as seguranças são abaladas e, exatamente nesse momento, precisamos nos reinventar para gerar respostas diferentes das conhecidas” comenta Stela. Para ela, o faro, anterior ao insight, vem a favor da criatividade e é uma forte aliada das inovações.
Ainda segundo as autoras, o pressentimento é uma outra forma de pensar, mais ligada ao sentir. Está vinculada com o saber sensível. Com ele, somos capazes de chegar a caminhos diferentes, pois a mentalidade rápida, a qual estamos acostumados, nos leva a respostas já conhecidas ou mais óbvias.
“Nossa passagem pela vida merece ser uma experiência rica, com significado, propósito e entusiasmo. Cada um deve exercer a liberdade de criar e recriar a si mesmo”, utilizando todos os mecanismos necessários para isso, inspira Maurício Gaetani, coach no Rio de Janeiro.
E você, está fazendo bom uso de seus presságios?
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