Além de serem competentes em suas funções e bem qualificados, os pré-requisitos para uma contratação, hoje, é a inteligência emocional. Com cada vez mais informação, tarefas a serem realizadas e estresse no dia a dia, a capacidade de saber trabalhar sob pressão e lidar com problemas de forma tranquila é um dos traços mais buscados por recrutadores. Não a toa, empresas fazem extensos processos seletivos e analisam cada detalhe do candidato, na esperança de realmente saber o máximo possível sobre o futuro contratado.
Segundo a professora convidada da Fundação Dom Cabral, no Rio de Janeiro, nas disciplinas de Coaching & Liderança, Eva Hirsch Pontes, “controlar as emoções pode aumentar a performance. Para isso, o primeiro passo é ter consciência sobre os sentimentos, por meio da observação”. É importante enxergar como a falta de sensibilidade em se relacionar com os outros prejudica a imagem e o desempenho. “Quem sabe lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações costuma ter maior êxito em seus cargos, além de também manter a harmonia com os colegas no escritório”, explica Madalena Feliciano, diretora da Outliers Careers e do Instituto Profissional de Coaching.
Ainda de acordo com a especialista, por natureza, o ser humano é predisposto a seguir seus instintos, porém, é essencial ter discernimento para tomar decisões, além de tranquilidade e sabedoria na hora de buscar e executar as melhores estratégias.
Para Madalena, profissionais inteligentes emocionalmente tendem a obter resultados no trabalho, como promoções mais rápidas, acertos, um bom networking e maior facilidade em aprender coisas novas. “O profissional enxerga os obstáculos de um ângulo mais otimista, e isso faz com ele tornar-se um visionário, afinal, sabe como negociar, desenvolve a sua intuição e escuta mais seus líderes e parceiros”, diz a coach.
Deixar as emocionais tomarem conta das suas tomadas de decisão e ser incapazes de racionalizar de forma lógica, realista e estratégica, não permite chegar às melhores soluções. “Ao administrar seus sentimentos você garante a si mesmo e aos seus próximos uma maior produtividade, felicidade e realização própria. Viver de maneira equilibrada é a solução para os males”, conclui Madalena.
E você, acredita ter essa habilidade desenvolvida? O Nube acredita em seu potencial!
Veja também: