Como vai a sua vida? Você se considera uma pessoa feliz? Em uma escala de 0 a 10, quanto você se sente realizado? Viver em estado de bem-estar é um dos maiores desejos de qualquer pessoa. A busca pelo contentamento rege todas as ações e escolhas do nosso cotidiano. Para isso, estar em paz com si próprio é fundamental.
O coach, Emerson Weslei Dias, define o conceito como “estar satisfeito e viver bem com o ambiente, recursos e perspectivas”. Porém, nem sempre é fácil obter essa estabilidade. No dia a dia, diversos fatores influenciam diretamente nosso comportamento, humor, atitudes e relacionamentos. Também é comum nos depararmos com situações complicadas e de estresse. “Nessas circunstâncias precisamos de uma força extra para enfrentar as dificuldades de forma mais assertiva e sem afetar outras áreas”, comenta Dias.
Na opinião do especialista, ter uma visão positiva de si mesmo é um dos aspectos mais importantes para se alcançar a felicidade. No entanto, ele ressalta o fato de estar plenamente feliz não se tornar uma busca incondicional. “É importante usufruir das pequenas coisas cotidianas, viver bem o presente e procurar no futuro algo desejado. Porém, a alegria não pode ser vista como uma obrigação ou um ideal a ser alcançado”, explica. É preciso ter consciência de, às vezes, nem tudo sair como o planejado, e isso é fundamental para ter um bom aproveitamento”, diz.
Veja algumas dicas de coaching para a sua qualidade de vida
Priorize: mude suas prioridades e coloque você no topo da lista. Só você pode ser responsável por sua saúde.
Organize: saiba gerir bem o seu tempo e organize as tarefas diárias. Lembre-se: rotinas caóticas não são compatíveis com um dia a dia saudável.
Realize: estabeleça metas e coloque em prática tudo para alcançá-las. Afinal, se não houver ação, não haverá mudança.
Valorize: dê valor aos pequenos e bons momentos e seja grato por sua existência. Aprenda a agradecer por tudo.
No ambiente de trabalho, também não se esqueça de ter “desejo de inovar, persistência na evolução e entusiasmo em querer aprender”, recomenda Gabriel Paulino, gerente executivo da ATN Capital, no Rio de Janeiro.
E aí, pronto para dar um up na rotina?
Veja também: