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5 características dos grandes líderes 

Notícia | 27/07/2017

Quem almeja guiar seus profissionais, com motivação e sempre focando nos melhores resultados, sem dúvidas, precisa ter habilidade de liderança empresarial. Entretanto, ainda existem muitos gestores atuando na base do grito, da cobrança excessiva ou até mesmo das ameaças. Na pressão do dia a dia, somente os verdadeiros chefes conseguirão ter sucesso.

Especialistas no assunto listam algumas características de grandes gerentes. David Portes, palestrante motivacional, separou cinco delas para beneficiar os times e estarem presentes em qualquer ambienta. Veja:

1- Ser comunicativo: passar corretamente uma mensagem é primordial. Quem não consegue se expressar de maneira clara, evidenciar suas expectativas e orientações, tende a perder o comando do grupo. Além disso, uma comunicação ríspida ou lacônica passa a imagem de um ser intransigente. Por isso, fale com tranquilidade e assertividade.

2- Saber orientar: estamos observando a entrada dos Millennials no mercado. Essa nova geração de profissionais possui uma característica bem marcante: a necessidade de feedback. Querem aprender cada vez mais e melhorar seu desempenho, mas também são marcados pela instabilidade no emprego. Um bom supervisor sabe levar seus colaboradores em busca de melhorias. Esqueça-se das figuras caricatas de patrões rabugentos e ríspidos.

3- Ter humildade: ter em mente o fato da posição de liderança não o colocar como um semideus é o primeiro passo para conquistar os demais. Não se trata de demonstrar ignorância, mas de ter simplicidade para trocar conhecimentos e ideias.

4- Respeitar o próximo: só é possível conquistar respeito quando se enxerga e entende as diferenças e limitações de cada um. Colocar-se no lugar do outro e entender seus obstáculos, é um passo importante para cativá-lo e, principalmente, demonstrar respeito pelo profissional.

5- Tomar decisões: saiba resolver as coisas com base na compreensão. Exercite a democracia e peça opiniões na hora de fechar algo importante.

No mais, “tenha atitude, responsabilidade e proatividade”, estimula Cristina Telles, Gerente de Recusos Humanos da Universidade Carioca no Rio de Janeiro. Lembre-se: a liderança pode ser exercitada e aprimorada ao longo da carreira. Logo, não se acomode!

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