O sonho de todo líder é poder ficar fora da empresa por alguns dias sem ter de se preocupar com a produtividade do grupo. Contudo, para isso, é preciso criar um time engajado, motivado e com autonomia. Como isso é possível? Respondemos nesta matéria.
Muitas organizações, repletas de processos, podem parecer mais fáceis para orientar as pessoas em como realizar as atividades, mas essas “listas” de afazeres acabam tirando o poder de decisão dos liderados. Pensando nisso, os fundadores do canal Vida com Método, Taty Nascimento e Antonio Prates, listam três formas de implantar esse tipo de melhoria nos colaboradores:
1- Identificar talentos e ensinar: o primeiro passo indicado é repassar conhecimento, em vez de confiar aos funcionários apenas as tarefas determinadas pelo processo interno. O bom gestor quer todos sabendo fazer mais e melhor.
2- Descentralizar: os processos de uma corporação são muito importantes, mas para conseguir obter o máximo da produtividade é necessário descentralizar as responsabilidades do líder.
3- Realizar o autoestudo: para orientar as pessoas é preciso conhecer sobre si mesmo. O superior consegue ensinar muito melhor um conhecimento adquirido na prática.
“Seja sempre muito comunicativo, ético e saiba onde quer chegar”, recomenda Clara Mota Brum, professora na Fasap – Faculdade Santo Antônio de Pádua, no Rio de Janeiro. Com esses pontos, certamente, será mais fácil gerir pessoas, progredir e ter sucesso!
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