Quando uma empresa presta serviços, a mensuração do tempo é primordial para não perder dinheiro. Um dos maiores erros de quem não utiliza alguma ferramenta para organizar as tarefas é querer fazer tudo ao mesmo tempo, conforme o serviço vai chegando. Pensando nisso, separamos algumas alternativas para auxiliar no dia a dia.
Segundo Maura Cruz Xerfan, coordenadora do Serviço de Orientação à Carreira da Universidade Carioca, no Rio de Janeiro, os novos profissionais da Geração Y possuem uma outra dimensão de tempo e espaço. Ainda assim, para Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre, “separar as tarefas em blocos, mensurar o tempo gasto e fazer análises para uma melhoria contínua são as peças-chave da gestão e fundamentais para qualquer idade”, explica o especialista. Sabendo o fato da falta de controle, levar muitas pessoas a ficarem perdidas, o especialista listou seis ferramentas para manter o foco.
1- Trello: considerado um dos softwares mais conhecidos, possui uma interface simples e intuitiva, e ajuda a dividir as atividades em blocos. Ideal para equipes ou células de trabalho um pouco menores, de até dez pessoas.
2- Runrun.it: com muitos recursos semelhantes aos do Trello, ainda inclui a contagem do tempo para realizar as funções.
3- Asana: possui recursos para gerenciar o grupo, com o visual como ponto forte. Só de olhar você já entende facilmente o fluxo de atividades.
4- Todoist: tem um design mais limpo, sem distrações e ainda permite trabalhar com tarefas, subtarefas, projetos e subprojetos. As opções de notificações e gráficos de produtividade também ajudam bastante.
5- Pipefy: a criação brasileira, vem sendo cada vez mais usada no mundo todo, e está ganhando espaço e notoriedade pela facilidade de uso. Vale a pena testar criando uma conta grátis.
6- Google Drive: muitas empresas se dão bem com uma planilha no Google Drive, com os arquivos necessários divididos pelas pastas. O mais importante é separar seus blocos de tempo e trabalhar sem perder a atenção.
E você, já utiliza alguma delas?
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