Para muita gente, ter boa desenvoltura em uma matéria da escola ou faculdade pode ser bem difícil. No entanto, esse sentimento de dificuldade pode ser vencido. Veja nesta matéria algumas dicas e meios para deixar a memória tinindo.
Segundo Victor Ribeiro, criador do curso Memorização Avançada no Rio de Janeiro, aprender é segurar na mente, ou seja, ter acesso a uma informação e criar um significado a partir dela. “Você pode ler mil páginas e não absorver nada”, conta. Para ele, existem, essencialmente, três maneiras de reter um conteúdo, e nós praticamos todas elas desde o nascimento.
1- Repetição ativa: o exercício é semelhante a uma criança cantando canções infantis. Elas repetem, erram e tentam muitas vezes, até acertarem.
2- Observar as informações e criar uma relação de causa e efeito: o processo dessa forma ocorre em três etapas: pergunta, teste e celebração. É realizada uma questão com base nos novos estímulos, a qual nos leva a criar uma hipótese e, então, reconhecer a vitória de um novo aprendizado.
3- Associar o novo com algo conhecido: se você precisa entender uma autarquia, por exemplo, pode remeter a um departamento de uma empresa, caso você não tenha compreensão do funcionamento do serviço público e trabalhe em uma organização privada.
E aí, sua memória está ativa?
Veja também: